Ação de extensão da UFMG leva atividades interativas a escolas para conscientizar sobre alimentação saudável | EEFFTO - UFMG

18/10/2019 | 09:17

Via Cedecom

Adoção de hábitos saudáveis de alimentação, realização de atividades físicas, acesso à informação e ações educativas e de conscientização são ferramentas primordiais no combate à moderna epidemia da obesidade. Elas formam os quatro eixos de atuação do Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias (Gemti), equipe formada por graduandos de diversos cursos da UFMG, voluntários e pesquisadores que desenvolvem atividades de extensão e pesquisa junto a escolas públicas. Desde 2018, as estratégias empregadas têm como foco a prevenção da obesidade infantil, entre estudantes de 7 a 12 anos.

De acordo com a coordenadora do Gemti, professora Giselle Foureaux, a Nutrição é uma das disciplinas que devem ser inseridas desde cedo no currículo escolar infantil. “É muito importante compreender  o que nos é oferecido, já que todos os dias somos bombardeados por ofertas de todo e qualquer tipo de alimento”, explica.  Segundo ela, o Gemti promove, sobretudo, o trabalho de conscientização alimentar por meio da interação. “Com o conhecimento socializado nas atividades, o indivíduo aprende a ser responsável pela própria saúde.” As atividades do grupo são centradas em nutrição, metabolismo, obesidade e exercício físico.

O grupo normalmente mobiliza três escolas por semestre. Nas visitas, a intenção é cativar as crianças por meio de atividades lúdicas e interativas, baseadas na alimentação saudável. A equipe é formada por sete alunos de graduação da UFMG: Hugo Seemann e Edgard Leandro, de Medicina, Clarissa Teixeira, Natália Oliveira, Ana Beatriz e Emely Martins, de Terapia Ocupacional, e Tainah Pereira, de Psicologia. Hugo explica que “o projeto possibilita explorar a questão da qualidade alimentar de forma transversal e complementar à atividade escolar”.

As dinâmicas são realizadas em quatro dias de intervenção, nos quais as crianças conversam sobre suas preferências alimentares, recebem cartilhas e participam de oficinas de culinária e de experimentação dos alimentos por meio do tato e do olfato. Para Arthur Costa, diretor da Escola Estadual Professor Alcindo Vieira ­– uma das instituições participantes do projeto –, parcerias como essa são importantes para o fortalecimento de uma educação pública de qualidade e para diminuir a distância entre as realidades acadêmicas e escolares.