CEMEF organiza exposição sobre os 50 anos de Federalização da EEFFTO | EEFFTO - UFMG

CEMEF organiza exposição sobre os 50 anos de Federalização da EEFFTO

18/10/2019 | 11:34

Via Cemef

Em outubro de 2019, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, anteriormente Escola de Educação Física, celebra 50 anos de sua federalização e incorporação à Universidade Federal de Minas Gerais. Tal acontecimento foi consequência de vários esforços empreendidos na década de 1960 para solucionar dificuldades financeiras que prejudicavam sobremaneira o funcionamento da instituição.

A exposição Federalização da Escola de Educação Física de Minas Gerais: entre movimentos antecedentes e decorrentes de sua incorporação à UFMG tem o propósito de rememorar e celebrar essa data, bem como olhar de forma crítica para esse processo, que não ocorreu sem tensões.

Implementada por um governo militar, a federalização ocorreu em 1969, um ano após a Reforma Universitária de 1968 que alterou de maneira significativa a organização e estrutura das universidades e nos legou o formato atual do ensino superior brasileiro. Foi em meio a essa conjuntura que a então Escola de Educação Física de Minas Gerais passou a integrar a UFMG, sendo necessárias transformações significativas para sua adequação à nova realidade.

Composta por documentação textual, iconográfica e objetos, principalmente do acervo Cemef, esta exposição possibilita pensar sobre os impactos dessas mudanças no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como no estabelecimento de espaços para uma nova sede.