Atleta de Judô do CTE/UFMG ganha ouro na Seletiva Nacional Sub-18 e aguarda convocação para seleção | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atleta de Judô do CTE/UFMG ganha ouro na Seletiva Nacional Sub-18 e aguarda convocação para seleção

31/10/2019 | 15:02

Por Filipe Guedes e Thiago Peruch

No último fim de semana, o judoca Kaíque Emanoel Santos da Silva, atleta do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, sagrou-se medalhista de ouro na categoria Peso Pesado da Seletiva Nacional de Judô Sub-18 e deverá se tornar o primeiro esportista de judô do CTE a integrar a Seleção Brasileira Sub-18 na modalidade.

O feito do atleta e de toda a equipe do Centro torna-se ainda maior tendo em vista que a Seletiva Nacional Sub-18, realizada em Canoas-RS, foi a maior da história da categoria, segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O evento contou com  543 competidores de 153 diferentes clubes dentre 21 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Praticante de judô no CTE há 4 anos e com mais um ano de sub-18 pela frente, o promissor Kaíque conta como o esporte mudou sua personalidade, criando um senso de responsabilidade.

“O judô foi um divisor de águas na minha vida. Antes eu me comportava mal. O esporte me ensinou a ter respeito pelos outros e me mostrou a importância de ser alguém disciplinado. Saiu um rapaz bagunceiro e surgiu uma pessoa responsável", disse.

"Eu fazia Judô no Instituto Arrasta e abriu vaga na seletiva da Equipe no CTE"
Foto: Filipe Guedes/ Assessoria EEFFTO

Com a atualização do ranking da CBJ, após os pontos distribuídos na Seletiva, Kaíque deve se tornar o primeiro colocado em sua categoria e, decorrentemente, passará a integrar a Seleção Brasileira Sub-18, sendo assim o primeiro judoca do CTE a conquistar uma vaga na equipe nacional de sua faixa etária. Sobre a emoção de ter atingido tal conquista, Kaíque disse ter realizado um sonho, agradeceu o apoio da equipe do Centro e seus familiares e deixou uma mensagem de incentivo aos demais esportistas.

“Me sinto feliz e realizado, porque esse é um sonho que todo atleta tem e ser o primeiro do CTE deixa uma sensação ainda melhor. Gostaria de agradecer a meus pais, técnicos, a equipe de psicologia e todos os outros que me ajudaram a chegar onde cheguei. Fica também uma mensagem a todo mundo que pratica esportes: com esforço e dedicação, todos nós conseguiremos realizar nossas metas”, contou

André Fernandes, supervisor técnico da Equipe de Judô do CTE, falou que as expectativas antes da competição eram muito positivas, visto que o rendimento apresentado pelo Kaique nos treinamentos era bom e ele tinha chance de ser campeão.

"Essa conquista é bastante significativa, porque trabalhamos muito desde dezembro de 2018 para chegarmos no Campeonato Brasileiro Sub-18 e na Seletiva Nacional de Base bem fortes com o Kaique. Preciso agradecer toda a equipe multidisciplinas do CTE e ao treinador Gleyson Alves, ao preparador físico Bruno Teobaldo e a psicóloga do esporte Poliana Fraga", explicou.

"Pelo acompanhamento do ano dele, era a grande chance de ser campeão".
Foto:Assessoria EEFFTO