“Instabilidade postural no idoso: é possível prevenir?” foi tema do último Encontro com a Ciência e a Prática do NAPq | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





“Instabilidade postural no idoso: é possível prevenir?” foi tema do último Encontro com a Ciência e a Prática do NAPq

06/11/2019 | 12:05

Por Cíntia Militina e Fabiano Guieiro  

O Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realizou no dia 31 de outubro a palestra  “Instabilidade postural no idoso: é possível prevenir?” que faz parte do calendário dos Encontros com a Ciência e a Prática do NAPq.  A palestra foi ministrada pela docente Paula Arantes, do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO.

Especialista em gerontologia, saúde pública e neurologia, trabalhando especialmente nos temas controle postural e envelhecimento, osteoartrose e educação em saúde, a professora do Departamento de Fisioterapia, Paula Arantes, destacou que não existe apenas uma causa para a instabilidade postural nos idosos e que essas causas dificultam na prevenção no cuidado da saúde da população idosa.

“Na verdade, não tem apenas uma causa, existe uma interação de várias causas, que vão desde causas, digamos, biológicas, intrínsecas ao indivíduo, como a diminuição do equilíbrio, que é um fator importante, a diminuição da força muscular, alteração da visão, presença de múltiplas doenças, até causas que são ambientais, fatores de risco que estão no ambiente que o idoso está circulando. Temos também as causas comportamentais, aquele idoso que acaba se expondo à situações de muito risco. Então, é complexo.Não podemos eleger apenas uma causa. São vários fatores que interagem, predispondo esse idoso à queda”, explicou.

Foto: Fabiano Guieiro/ Assessoria EEFFTO

Paula ainda ressaltou os cuidados que as pessoas devem ter durante a juventude e a vida adulta para redução dos riscos de uma postura incorreta na terceira idade. 

"Os cuidados compreendem nos cuidados gerais de saúde, como evitar hábitos de vida inadequados, evitar o sedentarismo, a prática de atividade física regular é muito importante. Todos os hábitos que previnem as doenças crônicas também vão estar automaticamente contribuindo pra diminuir a chance dessa pessoa ter esse quadro de instabilidade no futuro. Então são vários hábitos, mas especialmente, no caso das quedas, a prática da atividade física tem sido, de fato, um fator de proteção para os idosos”, disse. 

Estudante do segundo período de Fisioterapia na Faculdade Pitágoras, Maria Claudinele que trabalha como cuidadora comentou sobre a importância de participar do evento, além de adquirir novos conhecimentos que irão contribuir na sua profissão.

" Esse tema chamou muito atenção, algumas coisas nós aprendemos durante a capacitação, mas é um tema que eu acho muito interessante ser abordado, porque essa discussão está trazendo novos conhecimentos dos metódos que eu ainda nao tinha. Então a partir de agora eu vou conseguir aplicar esse aprendizado na minha profissão", disse. 

“Eu não tenho ainda uma área totalmente definida, mas a parte de Geriatria realmente me chama a atenção”.
Foto: Fabiano Guieiro/ Assessoria EEFFTO

Jefferson Martins de Brito, estudante de Fisioterapia participou da palestra, considerou a discussão muito importante já que é uma prática baseada em vivência  e comentou o que ele leva de experiência da palestra sobre a instabilidade postural do idoso. 

"A professora Paula estava falando, é que o equilíbrio, você não tem que pensar só em um ponto. Você não pode pensar que a pessoa tem falta de equilíbrio, então você tem que privar ela de fazer movimento. Você tem que deixar a pessoa fazer movimento, mas moderado. Primeiro ponto. Existem vários fatores que pode dar falta de equilíbrio, tanto a visão, a parte somatossensorial, força muscular entre outros. Então, é isso que tem que levar”, finalizou. 

"A  Gereatria é uma área bem promissora também. É muito importante para sociedade, ainda mais que o número de idosos está aumentando".
Foto: Fabiano Guieiro/ Assessoria EEFFTO