Seminário promovido pelo Ciclo IEAT 20 anos discute mudanças climáticas no Brasil | EEFFTO - UFMG

06/11/2019 | 15:50

Por Vinícius Reis

No dia 18 de novembro, será realizado o seminário ‘Impactos presentes e futuros das mudanças climáticas no Brasil’, realizado pelo Ciclo IEAT 20 anos no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) da Universidade Federal de Minas Gerais, às 10h.

Sob a coordenação do professor Raoni Rajão, do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG, e apoiado pelo Observatório do Código Florestal (OCF) e pelo Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia, a iniciativa debaterá a transdisciplinaridade que envolve o fenômeno do efeito estufa, potencializado pela queima de combustíveis fósseis e  pelo desmatamento.

A abertura do evento ficará a cargo da Magnífica Reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida, dos professores Raoni Rajão e Estevam Las Casas, diretor do IEAT, e do senador Fabiano Contarato, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado.

O primeiro painel, conduzido pela Dra. Marcia Macedo, do Woods Hole Research Center (EUA), abordará as repercussões do desmatamento sobre a estabilidade climática nacional.

Às 13h30, os docentes Britaldo Soares Filho (UFMG), Clarissa Costalonga e Gandour (PCI/PUC-Rio) e Marcos Heil Costa (UFV) apresentarão os desafios para alcançar as metas climáticas do Brasil, seguido do painel com o tema da politização da agenda florestal e climática no Brasil, debatido pelos professores Raoni Rajão (UFMG) e Tiago Ribeiro (UnB)

Encerrando as atividades, a professora da Universidade de Harvard Naomi Oreskes ministrará um palestra, por videoconferência, sobre a relação entre o ceticismo climático norte-americano e seus interesses econômicos e políticos.

Para se inscrever no evento, que emitirá certificados de participação, clique aqui.