UFMG realiza I Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo no Auditório Principal da EEFFTO | EEFFTO - UFMG

12/11/2019 | 14:00

Por Assessoria EEFFTO*

A Universidade Federal de Minas Gerais recebe o I Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo, que ocorrerá no sábado, dia 07 de dezembro de 2019, no Auditório Principal da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), no campus Pampulha. O evento será voltado para acadêmicos e profissionais da área da saúde, sendo o primeiro com a temática da nutrição esportiva promovida pela EEFFTO. O evento será realizado pelo Centro de Treinamento Esportivo (CTE), com apoio do Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (LAN) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

A programação vai das 08h até às 18h, as palestras vão ser realizadas no formato de minicursos, ministradas por professores que atuam no treinamento de alto rendimento. Confira o link para informações referentes aos valores das inscrições para discentes e profissionais: (http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=9658).

O organizador do evento, professor Marcos Daniel M. Drummond do Departamento de Esportes da EEFFTO, explicou como foi realizado a escolha dos temas que serão desenvolvidos em cada um dos minicursos. O docente comentou ainda, que os participantes podem esperar um evento inédito, que vai reunir profissionais do treinamento esportivo e nutricionistas com atuação em todo país.

“Pensamos em temas atuais, que são pertinentes para melhora do desempenho dos atletas. Então teremos debates relacionados ao crescente uso de doping no esporte e esteroides nas academias. Também discutiremos sobre o jejum, intermitente ou pontual, que vem sendo muito utilizado na busca pelo emagrecimento, por atletas e não atletas, sendo que isto pode ter um impacto no desempenho, dependendo da modalidade e do modo que é usado”, comentou.

Além disso, o professor classificou outro ponto importante que será abordado durante o evento: o debate sobre a periodização do treinamento e a aplicação de aspactos nutricionais frente a essa forma de planejamento do treinamento. Este tema geralmente é uma incógnita para os nutricionistas e um pouco nebuloso para profissionais da educação física.

“Sem a periodização e o ajuste da nutrição frente a ele, o planejamento do treinamento pode ser ineficaz em relação ao desempenho competitivo”.
Foto: Fabiano Guieiro/Assessoria EEFFTO.

O evento ocorrerá em formato de minicurso, aberta para interação entre os professores e os participantes. Marcos Drummond comentou ainda sobre a participação especial do professor Bruno Pena Couto, junto a ele, no minicurso sobre periodização do treinamento esportivo. Os dois professores dividirão o palco no período da tarde, ministrando de forma conjunta e atrelada o referido minicurso.

“Este último será especial, porque é algo que eu e o professor Bruno Pena estamos preparando desde quando começamos a trabalhar juntos em faculdades, em 2003. Então já é um curso que nós estamos discutindo e planejando há 16 anos. Como agora o professor Bruno está indo para o pós-doutorado na Austrália, teremos que enfim realizá-lo. Por esse motivo esse é o momento certo para a gente fazer esse evento”, explicou.

Acompanhe o instagram do LAN (@lan.ufmg) e fique atento as informações sobre o evento. Já estão confirmadas as participações do Prof. Dr. Fernando Vitor Lima (Doping no Esporte e Uso de Esteroides Anabolizantes em Academias); Prof. Me. Ronaldo Angelo (Impacto do Jejum no Desempenho); Prof. Dr. Bruno Pena Couto (Periodização e Planejamento do Treinamento) e Prof. Dr. Marcos Daniel Motta Drumond (Nutrição Aplicada à Periodização e Planejamento do Treinamento).

*Bruno Freire, Fabiano Guieiro e Iago Proença