EEFFTO recebe Ciclo de Palestras do Curso de Especialização UFMG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





EEFFTO recebe Ciclo de Palestras do Curso de Especialização UFMG

28/11/2019 | 15:00

Por Thiago Peruch

O Curso de Especialização UFMG realizou no dia 23 de novembro, o Ciclo de Palestras com o tema “Treinamento Esportivo: Diagnóstico, prescrição e controle / Musculação e treinamento em academias”. O evento ocorreu no Auditório Principal da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

O subcoordenador do Curso de Especialização, o docente Fernando Vitor Lima, falou sobre a organização do ciclo de palestras e a importância de divulgar o curso de pós-graduação que a UFMG possui.

“O evento tem o intuito de divulgar o trabalho dos professores do Departamento de Esportes para a comunidade externa da UFMG. Como hoje, no mercado, existe uma profusão de informações em todas as áreas, as pessoas ficam perdidas. Por isso, abrimos esse ciclo gratuito para a sociedade”, disse.

"Um curso de especialização visa a continuidade da formação e na capacitação profissional"
Foto: Iago Proença/ Assessoria EEFFTO

Professor Fernando Vitor, do Departamento de Esportes, ministrou uma palestra com o tema “Variáveis estruturais do treinamento na musculação e os sistemas de treinamento”. Ele contou sobre a diferença dos exercícios que varia de pessoa para pessoa.

“Existe um princípio do treinamento esportivo que é o da 'Individualidade Biológia'. Ou seja, apesar de todos nós sermos seres humanos temos características fisiológicas que são diferentes e que podem demandar cargas de treinamentos diferentes. As variáveis estruturais é a forma mais detalhada que temos para dimensionar adequadamente o treino”, explicou.

A primeira palestra do Ciclo foi lecionada pela professora Andressa da Silva de Mello, sobre a “Excelência em esporte paralímpico no Centro de Treinamento Esportivo (CTE)”. A docente, que é coordenadora do Projeto que atende atletas com deficiência no local, falou da sua história dentro do Comitê Paralímpico Brasileiro.

“Na palestra, abordei sobre a excelência que a UFMG tem dado aos atletas paralímpicos, e temos, com isso, um resultado muito bom, que é a representação do CTE no parapan-americano e na paralimpíadas. Recentemente, a Izabela Campos [atleta de arremesso de peso e lançamento de dardo] voltou do Mundial com medalha de bronze”, afirmou.

"Falamos sobre as áreas específicas que temos dentro do nosso Departamento e nos laboratórios".
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

Participante do evento, a aluna do 7º período Júlia Romão contou o que motivou ela a sair de casa sábado pela manhã para ficar o dia todo na EEFFTO, no Ciclo de Palestras.

“As palestras trouxeram uma visão sobre treinamento e alto rendimento e isso é muito importante para a área da Educação Física e para o trabalho no esporte. O conhecimento dos professores pode agregar na formação nesse final de curso”, comentou.

"Eu sou da área do paralímpico e pretendo seguir esse campo".
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

O Ciclo de Palestras do Curso de Especialização UFMG também teve a presença dos docentes Bruno Pena Couto, Gibson Moreira Praça, Mauro Heleno Chagas, Varley Teoldo Costa, todos do Departamento de Esportes da EEFFTO.