Sociedade e Futebol se misturam? O Encontro com a Ciência e com a Prática Profissional abordou a temática | EEFFTO - UFMG

29/11/2019 | 15:00

Por Thiago Peruch

O Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realizou, no dia 28 de novembro, o último Encontro com a Ciência e com a Prática Profissional do semestre. O tema do evento foi "O Impacto Social do Futebol e seu Respectivo Trato na Academia Brasileira", ministrado pela Marina de Mattos Dantas, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida (GEFuT), na sala 08 da Unidade.

A professora Christina Danielli, coordenadora do NAPq, avaliou os encontros promovidos nesse semestre. Foram três palestras, de agosto a novembro, abordando temas multidisciplinares.

“Temos uma participação grande dos alunos, professores e da comunidade externa. De uma forma geral, foi um semestre muito positivo, recebemos bons retornos dos presentes e dos docentes que ministraram as palestras”, falou.

“Os conhecimentos são muito bem produzidos dentro da nossa Escola”.
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

Os Encontros com a Ciência e com a Prática Profissional são importantes para os alunos, já que, segundo a professora Christina, mesmo em tempos difíceis, é mostrado o conhecimento gerado na Universidade.

“Os palestrantes sempre trazem os resultados das pesquisas mais recentes, produzidos dentro da Escola e são apresentadas de maneira fácil e acessível para quem está na prática profissional. Esse é o objetivo dos Encontros”, concluiu.

Marina Mattos, que realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da EEFFTO, falou sobre as relações entre futebol e sociedade.

“O futebol é uma parte importante da sociabilidade e essa ligação não é, meramente, pelos seus aspectos técnicos e táticos. O envolvimento da torcida, aspectos econômicos, políticos e sociais não podem ser dissociados do esporte”, salientou.

“Desde os anos 80 tem uma crescente nos estudos, mas esses estudos nem sempre saem dos muros das academias”.
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

A pesquisadora do GEFuT, que estuda o futebol profissional, relações de poder e produção de subjetividades, ainda disse sobre o esporte como intrínseco ao meio social.

“O futebol não é bolha, não está fora da sociedade. No futebol é construída relações, educa e é educado e, obviamente, reproduzimos o que aprendemos em outros espaços de socialização no desporto”, falou.

Participante do Encontro, Mateus Diniz, falou sobre a ligação existente entre sociedade e o ludopédio e como ele impacta o social.

“O futebol está integrado na sociedade, inclusive ele impacta a coletividade e é impactada por ela, mesmo o esporte sendo uma forma de entretenimento”, disse.

Mateus é estudante do 10º período de Educação Física da UFMG.
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

O Encontro com a Ciência e a com a Prática Profissional no próximo ano se inicia em março. Os temas e a abertura das inscrições serão divulgadas no site da EEFFTO.