PPGIEL realiza I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer | EEFFTO - UFMG

PPGIEL realiza I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer

04/12/2019 | 15:00

Por Thiago Peruch

Em comemoração aos 30 anos do Centro de Estudos do Lazer e Recreação (CELAR) e aos 13 anos do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL), a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebeu o I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer. O evento foi organizado pelo Programa, e ocorreu durante os dias 25 a 27 de novembro, na Unidade.

Durante o Colóquio, foram promovidas cinco mesas redondas, seguidas de apresentações de trabalho. Na abertura do evento, a professora do Departamento de Educação FísicaGIEL Elisângela Chaves, organizou o Flash Mob com a temática do Dia da Consciência Negra.

O Flash Mob foi realizado por alunas e alunos do curso de Educação Física, alguns vinculados ao grupo de pesquisa Edudança.
Foto: Iago Proença/ Assessoria EEFFTO

Ainda na abertura, a coordenadora do Programa, professora Christianne Luce Gomes, falou da organização do Colóquio e das comemorações de 30 anos do CELAR  e do PPGIEL.

“Hoje é um marco do que foi realizado a cerca de 30 anos atrás, oficialmente, em 12 de março de 1990, foi criado o Centro de Estudos do Lazer e Recreação. Naquela época, o que tínhamos aqui eram as atividades de recreação que compunham o currículo com duas disciplinas que tínhamos no curso de Educação Física. Nós estamos falando de um campo de estudos que aqui no nosso país e na UFMG é, relativamente, recente, por isso esse marco para nós é tão importante”, disse.

Da esquerda para direita: Emerson Campos (representante da Associação de Pós-Graduandos/UFMG), Christianne Luce Gomes (coordenadora PPGIEL), Gustavo Côrtes (diretor da EEFFTO), Raquel Silveira (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer).
Foto: Iago Proença/ Assessoria EEFFTO

O docente da UFES, Márcio Telles da Silveira, foi convidado da Mesa Redonda 4, sobre “Lazer e Mídias Audiovisuais” e contou um pouco da sua dissertação sobre futebol e televisão.

“O objeto de estudo é o futebol televisivo, a partir da observação das onze finais de Copas do Mundo (1970-2010). Nelas, são identificadas algumas figuras de tempo morto, como imagens de personas e figuras de manipulação temporal, analisadas sincrônica e diacronicamente”, falou.

Márcio ganhou o Prêmio COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) de Melhor Dissertação, em 2014.
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

Além dessa mesa redonda, as outras tiveram os seguintes temas: “Estudos Culturais, Gênero e Lazer”; “Lazer e Natureza”; “Futebol, Ideologia e Resistência”; “Lazer e Políticas Sociais: Desafios Atuais”.

Clique aqui para mais fotos do I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer.