Mostra de Casos Clínicos I, II, III ocorre na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Mostra de Casos Clínicos I, II, III ocorre na EEFFTO

05/12/2019 | 15:00

Por Thiago Peruch

Os alunos do oitavo, nono e décimo período do curso de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) participam até sexta-feira, dia 10 de dezembro, da Mostra de Casos Clínicas I, II e III. O evento ocorre no Auditório Principal da Unidade e contou com participação dos professores e profissionais que participaram do processo de aprendizagem prática dos discentes.

No início do semestre, os alunos são distribuídos pelos Centros de Saúde de Belo Horizonte e Região para acompanhar casos clínicos diversos. Os alunos do oitavo período vão para locais com nível de atenção secundário, que são os ambulatórios, com procedimentos de média complexidade. No nono, os discentes vão aos hospitais, que correspondem ao nível de atenção terciário, que possuem alta complexidade. No último período, os alunos vão para o serviço básico, que é a atenção primária, como os Centros de Saúde.

A professora Paula Arantes, organizadora da Mostra, falou do objetivo do evento, que é o intercâmbio de informações e diagnósticos entre os alunos dos diferentes períodos.

“A intenção é que eles troquem experiências. Que o aluno que está em um nível de atenção secundário já tenha a oportunidade de entender os projetos que ocorrem no serviço básico e aprofundem nos casos clínicos do nível terciário. A gente acredita que isso vai ajudá-los a se prepararem melhor, quando forem a esses campos”, disse.

“A gente considera que essa troca de experiências contribui para o aprendizado dos alunos”.
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

A docente ainda fala sobre a recepção dos acadêmicos nos ambulatórios, hospitais e Centros de Saúde pelos profissionais da área.

“Nossa intenção é trabalhar pautado na prática de integração ensino-serviço. Ou seja, aproximar a Universidade dos serviços nos quais os alunos estão inseridos. Então, para a gente, é um prazer receber esses profissionais, para que eles tenham voz, a vivência que eles possuem é muito rica para os discentes”, contou.

A agente de saúde Fátima da Conceição, do Centro de Saúde Maria Goretti, esteve presente nas apresentações e concorda com a professora sobre a presença dos alunos da EEFFTO onde trabalha.

“É muito importante quando chegam os acadêmicos, porque os números de profissionais na área de fisioterapia são poucos e eles prestam suporte para a gente, principalmente nas visitas domiciliares”, comentou.

“Todo ano chegam novos alunos da UFMG, e sempre ficamos na expectativa de melhorarmos os serviços”.
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

A aluna do oitavo período Stefanie Hilário apresentou o caso clínico de um indivíduo “Pós AVE” no Centro de Reabilitação CREAB, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“No caso desse paciente específico, foi bem complicado, devido a leve alteração que possuía cognitiva e de linguagem e a barreira pessoal que ele apresentava, de ser pouco comunicativo e nervoso. A dificuldade que tive foi na questão da comunicação e do entendimento aos testes e questionários que eu aplicava, e tive que contar com a colaboração da cuidadora dele”, contou.

“Nós aprendemos, na teoria, os protocolos de atendimentos, mas na prática, às vezes, não é o mais indicado”.
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO