Seminário do Estágio de Licenciatura é realizado na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Seminário do Estágio de Licenciatura é realizado na EEFFTO

10/12/2019 | 15:34

Por Mariana Silva

No dia 28 de novembro, foi realizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)  o Seminário de Estágio da Licienciatura do curso de Educação Física. Na Atividade foram expostos sintéses das experiências dos estágios dos alunos do 6º, 7º e 8º período da Educação Física, através de registros escritos, em imagens e vídeos.

O evento foi organizado pela equipe de estágio obrigatório do curso de licenciatura em Educação Física da UFMG. Esta equipe é composta pelos professores Andrea Moreno e Claúdio Márcio, da Faculdade de Educação (FaE), e os professores Admir Soares e José Ângelo da EEFFTO. Para José Angelo, o objetivo do Seminário é divulgar para a comunidade acadêmica a produção dos alunos, veiculando o trabalho da equipe de estágio e educar os alunos no sentido de uma sistematização e da prática do registro da experiência de suas trajetórias de formação.

"Os alunos têm três momentos no estágio. Estágio 1, 2 e 3. O primeiro momento é na FaE, o segundo momento é aqui na Escola e o terceiro momento é na FaE. Os alunos do Estágio 1 têm que construir registros sobre sua experiência a partir da pipoca pedagógica, que são pequenos textos sobre a vivência dos alunos na escola. A gente denomina pipoca pedagógica no sentido deles registrarem eventos, aspectos daquele fato narrado que, não necessariamente, aparecem e são traduzidos por meio da percepção dos estudantes", disse.

José Angelo é professor do Departamento de Educação Física da UFMG.
Foto: Assessoria EEFFTO/ Mariana Silva

"O registro Estágio 2, é iconográfico, são registros das experiências dos alunos mediante registros fotográficos. Os alunos constroem um mosaico de fotografias, que têm uma determinada lógica, para dizer algo sobre a educação física escolar. E o estágio 3, que é o encerramento do estágio obrigatório da licenciatura, os graduandos fazem um registro de sua experiência mediante vídeos, que também estão sendo expostos concomitantemente com a pipoca pedagógica, com o mosaico de fotos no dia do seminário", finalizou José Angelo.

Os alunos do Estágio 2 poderiam registrar suas experiências, não somente através de fotagrafias e mosaicos fotográficos, mas ainda por meio de história em quadrinhos. A aluna do 7º período do curso de Licenciatura de Educação Física, Lorena Rodrigues Candido Pessoa registrou suas expirências através de um mosaico. Segundo Lorena, ela e sua dupla escolheram retratar o mosaico de fotos, porque o mesmo permite que as pessoas reflitam sobre as fotos e as práticas que estão sendo demonstradas nas fotografias.

Mosaico fotográfico produzido por Ana Luiza Carvalho e Lorena Pessoa.
Foto: Assessoria EEFFTO/ Mariana Silva

"Foi interessante ver dois professores dando aula, para poder me questionar que tipo de professora quero ser quando crescer, qual professora eu sonho em ser quando me formar”, relatou Lorena.

"O professor que eu e minha dupla acompanhamos, trouxe muita esperança para minha profissão, de entender que eu posso trabalhar com isso logo após eu formar."
Foto: Assessoria EEFFTO/ Mariana SIlva

A estudante do 8º período da Licenciatura de Educação Física, Lorraine Sálvio de Araujo, está no Estágio 3 e registrou sua expêriencia através de um vídeo. Segundo ela, existiram diversas dificuldades ao longo do percurso, dentre elas, ter que lidar com questões e conflitos dos alunos da escola acompanhada.

"As pessoas que estavam ensinando no projeto do professor José Angelo, não estavam acostumadas com a presença de estagiários, não eram turmas que tiveram participação e experiência nesses projetos, eram turmas que ofereciam muita resistência e o professor que a gente acompanhou não havia dado muitas aulas, ele trabalhava na rede, mas não como professor atuante na sala de aula. Foi uma experiência muito difícil, acho que ainda pelo fato de ser a primeira vez que nós estávamos sendo professores e assumindo a turma, lidar com as questões da turma, conflitos, e estarmos ensinando pela primeira vez”, disse Lorraine.

Para Lorraine, é importante registrar a experiência do estágio, e poder mostrar o que foi produzido ao longo do mesmo, é uma oportunidade.