UFMG recebeu Seleção Brasileira Paralímpica de Natação no CTE | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





UFMG recebeu Seleção Brasileira Paralímpica de Natação no CTE

18/02/2020 | 15:26

Por Mariana Silva

A Seleção Brasileira Paralímpica de Natação utilizou as instalações do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG) para a realização de treinos preparatórios para uma competição amistosa, realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro no Centro, em conjunto com a equipe do Minas Tênis Clube. Em 2016, a Seleção já havia utilizado o CTE para treinamento.

Leonardo Tamasello, treinador da Seleção Brasileira Paralímpica de Natação explicou que a participação na competição é importante para que os atletas ganhem ritmo de competição e testem estratégias antes da seletiva dos Jogos Paralímpicos que será realizada no final de março. Ele comentou ainda sobre a escolha do CTE para o treinamento dos atletas, que ocorreu de forma intercalada nas instalações da piscina e academia, foi feita devido a um conjunto de características da localidade que proporcionam maior qualidade aos treinos.

Leonardo Tomasello treina a Seleção desde 2014 e é responsável pelas Seleções Brasileiras e pela equipe do Centro de Referência Nacional em São Paulo.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

"A gente já conhecia a estrutura do CTE, em 2016 nós tivemos aqui e acho que ele oferece o que a gente precisa para dar qualidade ao treinamento. A piscina é muito boa, tem a academia e fisioterapia que são próximos à piscina. É uma região tranquila, então os meninos conseguem descansar bem no hotel, é perto o translado hotel – piscina. Então buscamos um local que sabíamos que teria uma boa qualidade, uma piscina coberta e boa e que tivesse essa parte mais tranquila para essa semana, que é uma semana que eles estão fazendo muito trabalho de potência, aumentando bem e dando bastante qualidade no descanso", disse.

Ítalo Gomes Pereira Lima de 24 anos é atleta da Seleção Paralímpica de Natação e relatou que iniciou sua trajetória como atleta da Natação no ano de 2009. O atleta, que treina no Centro Paralímpico Brasileiro em São Paulo, ainda afirmou que está foi sua segunda vez no CTE, a primeira vez foi em 2016 quando a equipe estava se preparando para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Ítalo tem como prova principal os 100 metros costas.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

"Estou vindo aqui pela segunda vez, a primeira vez foi em 2016 e a gente estava fazendo preparatório para os Jogos Paralímpicos do Rio. Esse ano não foi diferente, porque nós estamos em preparação para seletivas que vão ocorrer para Tóquio e o Leonardo optou que a gente treinasse aqui uma semana, para desfrutar da estrutura", falou.

Ainda esteve presente no treinamento o técnico da equipe paralímpica de natação do CTE, Christopherson Dias do Nascimento. Ele afirmou que receber a Seleção no CTE foi uma experência muito boa e ressaltou a oportunidade de ter contato e trocar vivência com os técnicos.

Christopherson treina a equipe de natação paralímpica do CTE desde março de 2019.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

"Ter a oportunidade de ver os atletas mais rápidos do Brasil e alguns mais rápidos do mundo, ter esse contato e essa vivência com os técnicos e aprender mais o que eles estão fazendo lá que a gente possa utilizar aqui foi muito bacana", relatou.

Dois atletas da equipe de natação paralímpica que treinam no CTE, Emanuella Cafaro e Matheus Pimenta, participaram dos treinamentos junto com os nadadores da Seleção. Para Matheus, que tem 19 anos, ter nadado com os atletas da Seleção foi uma ótima experiência, que ele levará por toda sua vida.

"Foi uma experiência muito bacana, eu não conhecia todos os atletas e ter tido o prazer de nadar ao lado deles, fazer o mesmo treino que eles, achei que eu não faria isso, mas eu hoje consegui fazer, achava que eu não teria a capacidade de acompanhar o treino deles e eu consegui. Foi uma experiência que vou levar para o resto da minha vida", disse Matheus.

Matheus treina em alto nível no CTE há mais de 1 ano.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO