Debates, manifestações e lançamentos de projetos marcam a programação on-line da 8ª Semana de Saúde Mental UFMG | EEFFTO - UFMG

15/05/2020 | 14:28

Via Cedecom

Desde 2013, a Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG promove a visibilidade à luta antimanicomial e à equidade. Neste ano não será diferente. Motivada pelo período de isolamento social, a 8ª edição vai debater a saúde mental e os direitos humanos em tempos de Covid-19. Além disso, em 2020, a Rede de Saúde Mental da UFMG, movimentos sociais, sindicais, conselhos profissionais e coletivos levaram suas ações para as linguagens virtuais. A programação está disponibilizada no site da Proex.

Durante a semana, Direitos Humanos e Covid-19- servirão de base para uma série de debates, que têm como fundamento a saúde mental enquanto direito humano. Os eventos, que pensam a pandemia como um fator que influencia o bem-estar e saúde, contarão com a participação de professores da UFMG, da Diretoria de Ação Cultural - em parceria com artistas da cena belo-horizontina –, do Núcleo Conexões de Saberes, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos

De acordo com a organizadora da Ala da UFMG para Desfile Virtual da Luta Antimanicomial e professora do Departamento de Psicologia da UFMG, Adriana Caldeira, o principal objetivo é chamar a atenção da sociedade para a temática. Segundo ela, muitos sofrem com problemas de saúde mental, mas percebem a dimensão desse problema e toda sua complexidade conforme o confronto com pessoas de carne e osso. A professora ainda conclamou a participação de todos nas atividades.

“Como já dizia o querido Aldir Blanc 'Uma dor assim pungente, não há de ser inutilmente'. Essa frase marca de forma poética e estética a importância em nos mantermos firmes e cheios de ternura para garantir que trancar não é tratar!”, relatou.

A programação contará com debates, exibições de vídeo, pílulas literárias, manifestações e postagens diversas nas redes sociais. No dia 18 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a UFMG promove encontrão no Instagram da tradicional ala da Universidade no desfile da luta antimanicomial. O Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM) e a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila) promovem projeções de vídeos e imagens de antigas manifestações dessa causa. Vídeos correlatos serão também projetados na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

No dia 18 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a UFMG promove encontrão no Instagram da tradicional ala da universidade no desfile da luta antimanicomial. O Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM) e a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila) promovem projeções de vídeos e imagens de antigas manifestações dessa causa. Vídeos correlatos serão também projetados na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Além de relembrar antigas ações já realizadas em outras edições do evento, a Semana de Saúde Mental e Inclusão Social também será dedicada a novidades promovidas pelo projeto de extensão "Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade" e o Centro de Convivência São Paulo. O projeto realiza a abertura de seu canal no YouTube, por meio da publicação de entrevista, produzida para o programa Louca Sintonia, criado por um dos usuários do Centro de Convivência São Paulo. O projeto também fará o lançamento de sua página no Facebook, o qual reunirá todo material produzido para o programa. Conheça a programação completa da 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social.