NOTA À COMUNIDADE EEFFTO | EEFFTO - UFMG

NOTA À COMUNIDADE EEFFTO

20/05/2020 | 12:49

Belo Horizonte, 20 de maio de 2020.

Prezados colegas docentes, servidores técnico-administrativos em educação e discentes da comunidade da EEFFTO Bom dia.

Esperamos que todas e todos estejam bem, assim como os seus familiares e pessoas queridas.

Desde o início do isolamento social na UFMG em 18 de março de 2020, através do ofício 05/2020/PRORH/GAB/UFMG, e que teve como conteúdo as possibilidades para novas situações de jornadas de trabalho e  procedimentos internos de adequação às determinações referentes à emergência da saúde pública atual, coube às diretorias das unidades a adoção de medidas próprias para a execução dos trabalhos administrativos.

Sendo assim, a EEFFTO foi a primeira Unidade Acadêmica da UFMG a estabelecer no  seu plano de contingência, que todos os setores deveriam executar suas atividades remotamente, a partir de 23/03/2020. Desde então a direção tem mantido uma rotina de estar na escola com toda a segurança possível e em períodos específicos, para a realização de serviços necessários como assinaturas, acompanhamento de obras e diversos procedimentos em geral ligados especialmente à direção, à administração pública e à infraestrutura da unidade.

A maioria dos servidores da EEFFTO está em trabalho remoto, e, na medida do possível, todos os processos recebidos na direção estão sendo encaminhados, assim como o envio das informações recebidas pela reitoria. Também estamos aprendendo a lidar com a situação e o serviço administrativo continua sendo realizado, com prazos maiores e assinatura digital de todos os processos, como determinado pelos documentos oficiais recebidos do gabinete da reitoria. Estamos utilizando para isso o SEI, Sistema Eletrônico de Informações, e mantido em dia todas as ações deliberativas da unidade. Agradecemos imensamente o empenho de todos os nossos servidores técnico-administrativos em educação, que continuam a trabalhar intensamente para que nenhum processo  fique parado na unidade. Muito obrigado.

Ainda não temos um posicionamento oficial da situação do retorno das aulas neste semestre, e nem das ações para a volta do isolamento social, pois é uma decisão coletiva, que envolve ações de forma integrada com as demais universidades do país e junto ao MEC. Desta forma, em reunião virtual realizada no último dia 14, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG deliberou que as Pró-Reitorias e as Câmaras do CEPE iniciassem discussões com vistas ao planejamento para retomada de atividades que considerem medidas de curto, médio e longo prazo. No momento, não é possível prever datas para o retorno de atividades presenciais, mas avaliou-se que é fundamental que esse planejamento seja iniciado em amplo diálogo com a comunidade acadêmica e os órgãos colegiados.

As pró-reitorias estão mantendo contato com os coordenadores dos cursos para iniciarem a reflexão sobre esta situação complexa onde todos os atores sociais serão envolvidos. Necessitamos de muita reflexão e tranquilidade no momento. Ações isoladas obviamente estão descartadas e toda decisão a ser tomada deverá ser pactuada com os órgãos superiores.

Ontem, em reunião do Conselho de Diretores das unidades da UFMG, corroboramos com as decisões tomadas pelo CEPE, refletindo sempre sobre a necessidade da ampla discussão acadêmica com todos os setores representativos da UFMG (Docentes, Discentes e Servidores TAE's), para que o retorno às atividades, assim que for definido em âmbito nacional, possa ser feito de forma séria e comprometida com a qualidade do ensino público da UFMG.

No dia 28 de maio o Conselho Universitário da UFMG irá se reunir para algumas decisões administrativas que precisam ser aprovadas por este órgão de maior instância deliberativa da universidade, e para o dia 01 de junho será realizada uma reunião da Congregação da EEFFTO que terá como pauta reflexões sobre a situação em nossa unidade.

Sabemos que muitos de nós continuamos a realizar nossos trabalhos de forma remota, pois recebemos muitos projetos para darem continuidade mesmo neste período difícil, e agradecemos o empenho de todos em manter suas atividades, da melhor forma possível no momento. Estamos todos envolvidos pela seriedade da situação tentando fazer o nosso melhor, e compartilhamos com todos vocês nossas expectativas pelo retorno, pactuadas com as demais unidades da UFMG e as universidades públicas deste país.

Nosso papel principal é estar a serviço de nossa comunidade, e mais do que nunca, comprometidos com a educação brasileira e o ensino público de qualidade neste país. Estamos com saudades de ver nossa linda escola cheia de vida, e com muita vontade de abraçar a todos e todas.

Até breve, estamos à disposição! Contem conosco e se cuidem!

Atenciosamente,
Gustavo Pereira Côrtes e Lygia Paccini Lustosa
Diretor e Vice-diretora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG