Programa Envelhecimento Ativo mantem suas atividades em plataforma digital, devido à pandemia do coronavírus | EEFFTO - UFMG

19/06/2020 | 14:08

Por Mariana Silva

(Atualizado - 09/07)

Pensando na saúde dos seus alunos, o Programa Envelhecimento Ativo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO-UFMG), decidiu manter as suas atividades, adotando o modelo de aulas de forma remota, durante o período de isolamento social. O projeto funciona nesse formato desde o dia 06 de abril, promovendo 48 aulas semanais divididas em sete modalidades, dentre elas atividades de estimulação cognitiva, Dança de Salão, Dança Livre, Ginásticas e Oficina de Celular.

Havia uma preocupação, por parte do Programa, de como seria a rotina dos idosos durante a pandemia. Questões como a tendência ao sedentarismo, a perda da intensidade da prática da atividade física, depressão, ansiedade, além de outros fatores, foram determinantes para adoção dos exercícios à distância. Diante de tudo isso, pensou -se também em fornecer apoio psicológico em grupo, através de videoconferência, conduzido pelo Professor André Mendes, em parceria com o Departamento de Psicologia da UFMG.

Registro de uma atividade da Ginástica Postura Funcional.
Foto: Programa Envelhecimento Ativo

Algumas modalidades tiveram de ser adaptadas. Os alunos da Hidroginástica e da Natação foram incluídos em programas específicos de atividades e continuam sendo atendidos. O trabalho conta ainda com um apoio psicológico para os idosos, através de encontros em grupo via vídeoconferência coordenados pelo psicólogo e professor André Mendes.

Além da rotina de aulas, houve a adição de eventos, alguns deles são abertos à comunidade externa. As aulas, palestras e rodas de conversa são ministradas, contando com a participação dos bolsistas e voluntários do Programa Envelhecimento Ativo, além de profissionais convidados de áreas como a Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Geriatria e Gerontologia, entre outros. Assim como as aulas, essas ações são realizadas por meio de videoconferências.

Kamila Andrade bolsista Coordenadora Multidisciplinar
Foto: Arquivo do Programa de Envelhecimento Ativo

O Programa é coordenado pelos professores da UFMG, André Gustavo e Franco Noce. Os coordenadores multidisciplinares, são os bolsistas Jefferson Eustáquio, acadêmico do curso de Dança e Kamila Andrade, acadêmica do curso de Fisioterapia. Segundo eles, algumas adversidades como a redução da equipe para 11 bolsistas e voluntários, além da dificuldade dos idosos com a ferramenta digital foram enfrentadas, mas o empenho e a dedicação de todos superou as expectativas e não impactou na qualidade dos serviços oferecidos.

Jefferson Eustáquio bolsista e Coordenador Multidisciplinar
Foto: Arquivo do Programa Envelhecimento Ativo

O que é importante dizer

A coordenação compreende que a manutenção das aulas em tempo real no Programa, com auxílio da ferramenta escolhida, permitem boa interação com o idoso e feedbacks durante toda atividade. A prescrição é realizada primando pela segurança do aluno que se encontra em ambiente domiciliar.

Aula de Ginástica Ativa com o professor bolsista Kazuyoshi Nakagava
Foto: Programa Envelhecimento Ativo UFMG

Os conceitos de funcionalidade, os parâmetros para prescrição de exercícios, as bases do treinamento e tudo que é fundamental saber para se trabalhar com a população idosa continuam presentes no planejamento das atividades. Só migramos temporariamente para o ambiente virtual, o que permitirá um aprendizado ímpar para todos os envolvidos, assim afirmou os coordenadores multidisciplinares.

Informações sobre Matrícula

As atividades continuarão no formato à distância no segundo semestre. As matrículas podem ser realizadas pelo telefone do Envelhecimento Ativo. Para mais informações, acesse as redes sociais do Programa ou entre em contato pelo endereço do e-mail programaenvelhecimentoativo@gmail.com e pelo telefone (31) 98922-5720.