Revista científica BJPT recebe fator de impacto 2.1 em levantamento anual da Clarivete | EEFFTO - UFMG

03/07/2020 | 09:06

Por Iago Proença

Nesta segunda-feira 29 de junho, foi divulgado o relatório de citações de periódicos da “Web of Science”, que identifica os principais periódicos do mundo. O Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT),  publicação oficial da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft) recebeu o fator de impacto 2.1,  considerado o sexto maior fator de impacto entre revistas brasileiras. Este levantamento é publicado anualmente pela Clarivate (líder global no fornecimento de informações e insights confiáveis).

A BJPT é a principal revista da área de Fisioterapia no Brasil e tem como editores chefes dois professores do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO-UFMG),  Rafael Zambelli Pinto e Sérgio Teixeira da Fonseca. O periódico publica artigos de pesquisas originais relacionados às áreas de fisioterapia e ciências da Reabilitação.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Minas Gerais deu apoio à Revista no início de seu desenvolvimento, entre os anos de 2006 e 2010, por meio do então Pró-Reitor Jaime Arturo Ramirez, ajudando a custear passagens para que os editores da UFMG fossem para São Carlos, na região Centro-leste de São Paulo, trabalhar na secretaria do Brazilian Journal of Physical Therapy. Ao longo desta trajetória de 14 anos, a BJPT inicialmente chamada “Revista Brasileira de Fisioterapia”, conseguiu a indexação no Journal Citation Records (JCR) e finalmente venceu a barreira do impacto acima de 2.  O professor Sérgio Teixeira da Fonseca um dos editores chefes da revista explicou a importância desta marca alcançada pela BJPT.

“O Fator de Impacto de 2.1, recentemente anunciado, representa uma grande conquista da Fisioterapia Brasileira que passa ter uma revista de qualidade e reputação internacional. Somos a sexta revista científica de maior impacto no Brasil, considerando todas a áreas. Esta conquista teve uma participação efetiva dos docentes do Departamento de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Tivemos ao longo destes 14 anos 3 Editores Chefes e vários Editores associados advindos da UFMG”, comentou.

“A comunidade acadêmica recebe com grande alegria a notícia, pois mostra como a área vem sendo reconhecida em todo o mundo. Ser a sexta maior revista do Brasil considerando todas as áreas do conhecimento não é uma tarefa simples e deve ser comemorada por todos. A UFMG deve ficar feliz também, pois apoiou a Revista no início do seu crescimento e hoje oferece dois editores chefes para o BJPT”, disse.

A conquista do fator de impacto 2.1 no levantamento da JCR, deve ser considerado um grande salto para a área de Ciências da Reabilitação  e da Fisioterapia no Brasil. Sérgio Fonseca explica ainda, que esse resultado mostra para o mundo a qualidade da produção científica brasileira.

“Mesmo sendo uma revista nacional, 40% dos artigos publicados atualmente são de autores internacionais. Esse fato reflete o respeito que a Revista vem conquistando em todo o mundo. Com o aumento do impacto da Revista, os artigos publicados nela ganham maior notoriedade e a pontuação obtida pelos orientadores brasileiros nas avaliações da CAPES, também, se torna maior. Assim, existe um grande benefício para a Pós-Graduação Brasileira”, afirmou.