Bem-estar ocupacional durante à pandemia é tema de pesquisa de pesquisadores da UFMG em parceria com a UFTM | EEFFTO - UFMG

15/07/2020 | 11:51

A sociedade atual passa por transformações diárias devido o avanço da pandemia do coronavírus, entre essas mudanças algumas estão relacionadas ao cotidiano das pessoas.  Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) pretende análisar: "Bem-estar ocupacional de mães frente o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19".  A pesquisa será realizada por meio de questionários online, que podem ser respondidos pelo link.

O objetivo desta pesquisa é investigar o bem-estar ocupacional de mães de crianças frente o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, identificando quais os hábitos, as rotinas e os papéis que foram alterados pelo isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. O estudo tem a frente as docentes Ana Amélia Cardoso do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e Alessandra Cavalcanti do Departamento de Terapia Ocupacional da UFTM, ambas do Curso de Pós Graduação em Estudos da Ocupação da UFMG.

Ainda segundo as professoras, a pesquisa visa descrever como as mães estão organizando ou orquestram seus papéis ocupacionais durante o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19; identificar diferenças entre mães de crianças com desenvolvimento típico e mães de crianças com deficiências ou transtornos do desenvolvimento, no que se refere ao desempenho nas áreas de autocuidado, trabalho / produtividade e lazer durante o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19.