Professoras da EEFFTO participam de ação interprofissional da área da saúde | EEFFTO - UFMG

Professoras da EEFFTO participam de ação interprofissional da área da saúde

24/08/2020 | 20:28

Por Assessoria EEFFTO*

As professoras Fabiane Ribeiro Ferreira, Paula Arantes  do Departamento de Fisioterapia e Rosângela Mota, do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), integram, neste semestre, ação interprofissional da área da saúde, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade envolve, aproximadamente, 170 alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e odontologia. Esses alunos serão divididos em equipes interprofissionais que terão como objetivo discutir sobre situações do cotidiano da Atenção Básica.

A atividade foi construída por docentes dos cursos em questão e, ainda, por professores de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Além disso, alunos da pós-graduação vão participar, incluíndo uma discente do curso de Ciências da Reabilitação.

Oferecido pela primeira vez na universidade, o trabalho é voltado para os alunos concluintes dos cursos. Em sua maioria, esses estudantes participaria, no primeiro semestre letivo, o internato rural e urbano. Ao longo do período, eles participarão de encontros síncronos e assíncronos em que discutirão casos relacionados à rotina da Atenção Básica. O primeiro encontro síncrono foi realizado na sexta-feira (21), pela plataforma TEAMS.

De acordo com a coordenadora da atividade, professora Eliane Gontijo, da Faculdade de Medicina, a construção da ação interprofissional tem como função desenvolver as competências necessárias para o trabalho na saúde dos alunos concluintes dos cursos.

“É o resultado criativo de docentes para manter a qualidade do ensino no momento de Emergência Sanitária em que estamos no Brasil. É importante que os alunos concluintes garantam o desenvolvimento de competências colaborativas e para isso precisam trabalhar com outros profissionais”, explica a professora.

A professora Fabiane Ribeiro Ferreira, da EEFFTO, também destaca a vivência do trabalho interprofissional na formação dos alunos.

“Competências importantes para o ‘trabalhar juntos’ poderão ser desenvolvidas ‘aprendendo juntos’, tais como: a comunicação interprofissional, papéis e responsabilidades, trabalho em equipe e ética. Espera-se, ao final destes quatro encontros, que os discentes possam refletir, com embasamento teórico e experimental, sobre a importância do trabalho interprofissional para a segurança do usuário e a abordagem do cuidado dentro do princípio da integralidade”, enfatiza a docente.

Outra iniciativa desde gênero também irá ocorrer com a participação de alunos do curso de Fisioterapia da EEFFTO. A atividade será voltada para os discentes da disciplina de Epidemiologia.

Acesse o vídeo de boas vindas da atividade

* Iago Proença e Mariana Gonçalves