Acessibilidade e inclusão é tema desta edição do UFMG Talks | EEFFTO - UFMG

Acessibilidade e inclusão é tema desta edição do UFMG Talks

21/09/2020 | 16:43

Por Fabiano Guieiro

No dia 22 de setembro, às 19h, o UFMG Talks, realizará seu evento com o assunto “Acessibilidade e inclusão: desafios e perspectivas”. As convidadas serão a professora do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) e coordenadora de Esportes Paralímpicos do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG), Andressa da Silva de Mello, e a professora da Faculdade de Letras, fonoaudióloga, pesquisadora de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e diretora de Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG), Rosane Passos.

A professora Andressa da Silva desenvolve, no CTE, um projeto de formação de atletas paralímpicos de alto rendimento, formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa. Ela nos contou um pouco sobre o debate que será realizado durante a live:

“A ideia é falar sobre o que a UFMG tem feito para as pessoas com deficiência, seja na sociedade ou em projetos específicos. No meu caso, vou falar sobre a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte. Vou apresentar o que temos feito no esporte paralímpico, no CTE, falando da importância do esporte para pessoas com deficiência. Bem como, o projeto contempla as três principais áreas da universidade: ensino, pesquisa e extensão (em relação à formação de atletas de alto rendimento), assistência para esses atletas e a formação de novos recursos humanos. Só nos últimos 18 meses passaram 20 alunos de graduação no projeto fazendo estágio. E, também no que tange à linha de pesquisa científica, eu vou deter um pouco mais nessa área falando sobre o que temos feito na área científica do esporte paralímpico”.

Idealizado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq/UFMG) e realizado em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom/UFMG), com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o UFMG Talks mostra como a ciência produzida na UFMG está presente no dia a dia das pessoas. O evento, que acontecia todos os meses no Centro Cultural Banco do Brasil, com o isolamento, adotou um novo formato, “em casa”, com transmissões pela internet.

A live será transmitida pelo Youtube da UFMG: youtube.com/tvufmg – e também pelo Facebook da UFMG: fb.com/ufmgbr