Conheça a diferente proposta do novo Projeto de Extensão da EEFFTO, o ADES Jr. | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Conheça a diferente proposta do novo Projeto de Extensão da EEFFTO, o ADES Jr.

13/10/2020 | 14:00

Por Filipe Guedes

É inevitável que o passar dos tempos modifique o comportamento humano a partir das descobertas científicas, evoluções tecnológicas e o aparecimento de outras condicionantes que moldam os hábitos de toda a sociedade. Com o intuito de entender essas alterações e promover um crescimento pessoal a partir de investigações e discussões sobre tais temáticas, surgiu o Projeto Aprimoramento Discente do Ensino Superior (ADES Jr.), coordenado pela professora Fabiane Ribeiro Ferreira, do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG).

O ADES Jr. se apresenta com uma proposta diferenciada no ambiente acadêmico. Com foco no desenvolvimento pessoal,  que pode ser conciliado para o crescimento profissional, o Projeto de Extensão pretende integrar os alunos da unidade e promover debates educacionais e culturais, estimulando assim o desenvolvimento nas relações interpessoais e a convivência com distintas visões de mundo. 

A discente do quarto período do Curso de Fisioterapia da EEFFTO-UFMG e co-coordenadora do Projeto de Extensão, Laura Waters, contou sobre a inspiração que originou o ADES Jr. e sua importância no meio acadêmico. 

“A ideia derivou do Aprimoramento em Docência para o Ensino Superior (ADES Fit), coordenado pelas professoras Daniela Vaz e Fabiane Ferreira, buscando levar alguns processos de capacitação também para os alunos. Em meio ao surgimento dessa intenção eu apresentei para a prof. Fabiane uma proposta de aula sobre o sistema do plano de ensino da UFMG e fui convidada para tocar o projeto do ADES Junior. Vejo muita importância nessa proposta, porque guia o aluno para “fora da caixinha” no universo acadêmico e estimula o desenvolvimento de outros aspectos como a oratória e a perda da timidez”, relatou. 

O primeiro evento promovido pelo ADES Jr. deve ocorrer na quinta-feira, dia 15 de outubro, tendo como temas principais a habilidade na gestão de tempo e a questão da saúde mental, ambas contextualizadas com o cenário atual de pandemia. A Laura Waters também falou sobre a escolha desse tema e o planejamento para a estreia do projeto que deve ocorrer nas plataformas Zoom ou Google Meet, mas ficará gravado no Youtube para acesso posterior dos interessados. 

“No momento, com a pandemia do Covid-19, é importante entender como organizar a nossa rotina com esse formato de ensino que é novo para muitos e não perder qualidade de sono, qualidade de alimentação ou prejudicar a saúde. Nesse sentido, estamos confirmando os convidados. Teremos uma pessoa para falar da gestão do tempo, discutindo esse conteúdo com mais profundidade. Receberemos também um psiquiatra para falar sobre a saúde mental e uma turma de Terapia Ocupacional para relatar sobre uma experiência de um calendário online coletivo que auxiliou a organização de todos os seus membros”, comentou.

Mantenha-se antenado no Instagram do Projeto ADES Jr. (@adesjr.ufmg) para mais informações.