EEFFTO-UFMG e Rede Metuia promovem Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional Social | EEFFTO - UFMG

19/10/2020 | 16:29

Por Filipe Guedes e Iago Proença

Entre os dias 10 e 12 de novembro, a UFMG irá sediar virtualmente o IV Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional Social (SITOS), com o tema “Terapia Ocupacional Social: conectando mundos e construindo possibilidades éticas, solidárias e acadêmicas”.

O evento terá como foco proporcionar o debate e a reflexão entre profissionais, estudantes e pesquisadores acerca das diferentes perspectivas da Terapia Ocupacional Social. Serão discutidas as ações terapêuticos-ocupacionais na interface com a dimensão social, tanto no âmbito teórico quanto prático, e também no enfrentamento da realidade imposta pela pandemia de Covid-19.

Ainda haverá o lançamento do livro “Social Occupational Therapy: Theoretical and Practical Designs” (Terapia Ocupacional Social: desenhos teóricos e contornos práticos) que compila postulados de diferentes autores.

Imagem: Divulgação / IV SITOS

Além dos convidados brasileiros, o evento contará ainda com a participação de estrangeiros, possibilitando uma troca de ideias intercultural. Entre esses estão:

• Mónica Diaz Leiva - Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidad de Santiago de Chile;

• Mónica Palacios Tolvett - Docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas da Universidad de Santiago de Chile;

• Nick Pollard - Professor da Sheffield Hallam University (SHU), South Yorkshire, Inglaterra;

• Dikaios Sakellariou - Docente na Cardiff University / País de Gales, Reino Unido;

• Roshan Galvaan - Professora da Divisão de Terapia Ocupacional, Departamento de Ciência da Saúde e Reabilitação, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul;

• Elizabeth Liz Townsend - Professora Emérita da Escola de Terapia Ocupacional da Dalhousie University - Canadá e Docente Adjunta da University of Prince Edward Island - Canadá;

A realização do IV SITOS é fruto da articulação entre membros da Rede Metuia - Terapia Ocupacional Social e professores da área na UFMG, conta com a parceria do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupacional da UFMG e com apoio do Grupo de Trabalho de Terapia Ocupacional Social da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa da Terapia Ocupacional (RENETO).

O IV SITOS será transmitido via YouTube, das 8h45 às 12h15, nos três dias de evento. As inscrições são gratuitas e a transmissão contará com legendas em inglês, português e espanhol para contemplar o pleno entendimento de todas as palestras.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.