EEFFTO: 51 anos de Federalização e Histórias na UFMG | EEFFTO - UFMG

EEFFTO: 51 anos de Federalização e Histórias na UFMG

21/10/2020 | 19:16

Por Filipe Guedes e Iago Proença

Nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG comemora seus 51 anos de federalização, ou seja, festeja 51 anos de sua inserção à própria Universidade Federal de Minas Gerais.

Nessa mesma data, no ano de 1969, a Escola de Educação Física de Minas Gerais foi agregada à UFMG, por meio do Decreto-Lei 997. Isso se deu de forma definitiva com a instalação da Congregação da Escola de Educação Física, no ano de 1973. Em 1979, os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional iniciaram suas atividades na Escola de Educação Física. A Resolução Complementar nº 01/2001, de 05 de julho de 2001, alterou o nome da Unidade para EEFFTO.

O diretor da instituição, Gustavo Côrtes, falou sobre o desenvolvimento da Escola no trajeto após federalização, valorizando a ampliação de seus horizontes e a qualificação progressiva em seus diversos campos como a pesquisa, extensão, graduação e pós-graduação. Enfatizou também o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) que atribuiu nota máxima aos cursos de Educação Física (Bacharelado) e Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

“A EEFFTO completa 51 anos de federalização junto à UFMG consolidada como um dos centros de excelência do esporte, da educação e de centros de reabilitação no Brasil. É importante a gente ressaltar que o crescimento da Escola também se deu no nível das pesquisas, na consolidação de uma pós-graduação extremamente importante no âmbito nacional e internacional, com cinco cursos de pós-graduação e a qualidade dos cursos de graduação ratificada pela avaliação recém publicada pelo ENADE. Isso só fortalece e evidencia que o trabalho desenvolvido na EEFFTO se consolida a cada ano com mais prestígio e valorização das três profissões as quais estamos empenhados em formar os nossos alunos”, comentou.

O diretor também pontuou acerca da importância da federalização da, inicialmente, Escola de Educação Física de Minas Gerais, assim como destacou o trabalho que a EEFFTO realiza no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG e as conquistas que a unidade alcança em múltiplas áreas de atuação.

“Ter a EEFFTO vinculada à UFMG potencializou o reconhecimento de áreas como a Ciência do Esporte, a Ciência da Reabilitação, os Estudos do Lazer, e recentemente das Ciências da Ocupação e a Educação Fisica Escolar, dentre outras.  A visita recente do Secretário Nacional do Esporte ao CTE-UFMG, que se tornou recorrente nos últimos anos, as premiações envolvendo teses e projetos de extensão e a colocação no top 50 mundial das universidades relacionados ao esporte no ano de 2017, em pesquisa realizada pelo QS World University Rankings, são marcas do padrão de excelência que executamos aqui dentro”, afirmou.