Educação Física (Bacharelado) e Fisioterapia da UFMG são nota máxima no Enade | EEFFTO - UFMG

Educação Física (Bacharelado) e Fisioterapia da UFMG são nota máxima no Enade

22/10/2020 | 11:43

Por Bruno Freire

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, na terça-feira (20), o resultado do Exame Nacional de Desempenho (Enade) de 2019. Neste teste, os cursos de Educação Física (bacharelado) e Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conseguiram uma nota 5, que é a maior avaliação possível.

Estudantes dos cursos de Ed. Física (bacharelado) e Fisioterapia tiveram desempenho máximo no Enade 2019
Foto: Arquivo Ascom EEFFTO

A formação em Educação Física é oferecida pela UFMG desde 1969 e a opção de bacharelado é mais recente, tendo começado em 1990. Hoje, em 2020, o curso é um dos mais respeitados e avaliado como um dos melhores do Brasil.

A Fisioterapia começou a ser ofertada pela universidade em 1979 e, atualmente, passa por uma reformulação do currículo. O curso, que objetiva formar um profissional capaz de atuar nos diversos níveis de atenção ao indivíduo e à comunidade, também conseguiu uma nota 5 no Enade e está ranqueado entre as melhores nacionalmente.

A professora Paula Arantes, que assume o cargo de coordenadora do curso no começo de novembro, diz que a nota é resultado de um esforço conjunto, da dedicação dos professores, do apoio da universidade e, principalmente, do comprometimento e envolvimento dos alunos. A atual coordenadora da Fisioterapia, Fabiane Ferreira, também elogiou o corpo docente e discente da faculdade e comentou sobre a importância de conseguir essa classificação. Além disso, a professora comentou sobre a importância desse feito para a educação pública brasileira.

“Significa demonstrar o potencial e a responsabilidade que a universidade pública brasileira tem para promover o cuidado à saúde da nossa população. Não fomos os únicos a receber nota 5. Somos um grupo de cursos da área da saúde com desempenho máximo no Enade.  Essa é uma demonstração de que, mesmo em situação pouco favorável e com todo o sucateamento e desmoralização que a universidade pública vem sofrendo,  ela revela o que é: um espaço comprometido com a sociedade”, disse a coordenadora.

Para o subcoordenador do curso de Educação Física, Samuel Wanner, o resultado demonstra a adequação do conteúdo trabalhado na UFMG em relação às diretrizes do curso de Educação Física. O professor destaca, ainda, o comprometimento de docentes e discentes.

“Acima de tudo, é um reconhecimento do trabalho dos docentes que estão vinculados ao curso. Também entendo que reconhece o esforço dos alunos na busca de conhecimentos atualizados, que são relevantes para a formação profissional, o que possibilita que tenhamos processos de ensino e aprendizagem que estão capacitando nossos futuros profissionais. Além de dar uma visibilidade a nível nacional para nosso curso de Educação Física, é um reconhecimento do trabalho que está sendo feito”, destacou o subcoordenador.

O diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Gustavo Cortês, atribui esses resultados à vários fatores, entre eles a qualidade dos corpos docente e discente, a melhoria da infraestrutura e a possibilidade de continuidade de estudo, por partes dos alunos, com os projetos de pós-graduação ofertados pela universidade.

“(O resultado) acho que só ratifica a qualidade dos cursos que foram avaliados e a qualidade do ensino que é efetuado aqui, isso inclui a qualidade do corpo docente e a qualidade do corpo discente. O trabalho desenvolvido pelos colegiados tem sido primoroso, na adequação dos currículos, na realização das disciplinas e, mesmo durante esse período difícil de pandemia, o processo tem sido levado muito a sério. O período de avaliação foi um período muito importante para a consolidação dos cursos de Fisioterapia e Educação Física Bacharelado, principalmente pela mudança do currículo, que está em processo ainda, mas que trouxe uma nova cara para o curso, melhorando, ainda mais, a já excelente qualidade do curso”, disse o professor.

A Universidade Federal de Minas Gerais obteve conceito máximo em 19 dos 23 cursos avaliados no Enade 2019. O desempenho dos estudantes da UFMG ficou acima da média nacional em 22 das 23 carreiras avaliadas no Exame.