Projetos da EEFFTO recebem destaque na Semana do Conhecimento da UFMG | EEFFTO - UFMG

Projetos da EEFFTO recebem destaque na Semana do Conhecimento da UFMG

23/10/2020 | 16:47

Por Filipe Guedes

O Projeto Respirar, coordenado pelo professor Marcelo Velloso, docente do Departamento de Fisioterapia, e o Projeto “Esporte Paralímpico de alto rendimento: formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa”, coordenado pela docente Andressa da Silva de Mello do Departamento de Esportes ambos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG receberam menção de destaque na 29ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG

O trabalho apresentado por Anna Clara Albuquerque Pataro, aluna do oitavo período do Curso de Fisioterapia,  e orientado pelo professor  Marcelo Velloso recebeu o título de “Destaque de Extensão” no 23º Encontro de Extensão. A apresentação foi intitulada por “Projeto Respirar: ações da extensão priorizando a prevenção, a reabilitação, o ensino e a pesquisa durante a pandemia“.

Imagem: Divulgação / Semana do Conhecimento UFMG

A Anna Clara contou um pouco sobre o conteúdo de seu trabalho, valorizou também o conhecimento prático proporcionado pela participação no Projeto e falou da emoção de vê-lo recebendo o devido reconhecimento.

“O trabalho teve como objetivo apresentar as ações do projeto durante a pandemia e seus resultados referentes à abrangência social e formação discente. Em cinco meses foi possível observar que o TM foi capaz de controlar os sintomas da maioria dos pacientes e torná-los independentes e confiantes no autocuidado, nos mostrando que mesmo a distância é possível oferecer um serviço de qualidade e efetivo. No que se refere à experiência dos discentes, vale ressaltar a oportunidade de vivenciar uma nova possibilidade de atuação clínica. A nossa equipe trabalha com excelência, muito conhecimento e amor pelo que faz. Fiquei muito feliz e honrada ao receber o título de "Destaque da extensão" pelo projeto. A sensação é de dever cumprido”, comentou.

Acompanhe mais informações sobre o Respirar no perfil do Instagram @respirar.ufmg.

Já o Projeto “Esporte Paralímpico de alto rendimento: formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa”, coordenado pela docente Andressa da Silva de Mello, foi premiado com o 2º lugar no Seminário PIPA que compõe a programação da Semana do Conhecimento da UFMG.

Apoiado pelo Ministério da Cidadania, pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento e reconhecido como um Centro de Referência Paralímpico Brasileiro pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o Projeto conquistou a menção honrosa com o trabalho denominado “Treinamento Esportivo Paralímpico Durante o Isolamento Social”, apresentado pelos discentes Bernardo Lopes e Gabriela Abras.

A professora Andressa da Silva de Melo, que também é coordenadora do Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE-UFMG), creditou a condecoração à solidez que trabalho adquiriu em sua realização nos últimos dois anos e ressaltou seu valor para os alunos que fazem parte do projeto.

“Acredito que o receber um prêmio na Semana do Conhecimento da UFMG é muito importante para nós do projeto e serve como reconhecimento e como um ponto de motivação para esses alunos que estão fazendo atendimento remoto e mantendo a equipe de atletas motivados e atentos ao nosso protocolo de monitoramento à distância. É com muito orgulho que recebemos a menção honrosa que é resultado de um trabalho que tem sido realizado nos últimos dois anos em relação ao Esporte Paralímpico com o atendimento de atletas com deficiência no CTE e que também colabora com a formação desses discentes da graduação de Educação Física e com o desenvolvimento de pesquisas. Agradeço a todos os membros da equipe pelo empenho. Esse destaque é coletivo, é nosso”, disse.

Mais sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto no Esporte Paralímpico pode ser encontrado na página do Instagram @crpb.cte.ufmg.