Neurociências é o tema da próxima edição do UFMG Talks em casa | EEFFTO - UFMG

Neurociências é o tema da próxima edição do UFMG Talks em casa

06/11/2020 | 15:14

Via Cedecom

A mente humana é um dos temas que mais geram fascínio e curiosidade em cientistas do mundo todo. As neurociências, um campo recente de pesquisas multidisciplinares, que recebeu esse nome somente no final dos anos 1970, ainda busca respostas para diversas perguntas. O que controla as emoções e os pensamentos? Como eles interferem e condicionam o comportamento humano? De que forma eles impactam a memória? Quais as interfaces entre cérebro e máquina?

A próxima edição do UFMG Talks em casa recebe a professora Angela Ribeiro e o professor Márcio Moraes, da Biologia, para uma conversa sobre como as vivências e aprendizados interferem no nosso desenvolvimento mental. O evento está marcado para a próxima terça-feira, 10 de novembro, a partir das 19h.

Professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Angela Ribeiro atua em pesquisas sobre neurociências comportamental e molecular, com ênfase nas bases biológicas de processos comportamentais como aprendizado e memória. Professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, Márcio Moraes trabalha com pesquisas na área de neurofisiologia, com temas relacionados a redes neurais, epilepsia e eletrofisiologia.

UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Angela Ribeiro utiliza métodos das áreas de psicologia experimental e neurobiologia, com ênfase em processos cognitivos e nos mecanismos de neurotransmissão e tradução de sinais. É graduada em Farmácia e possui doutorado em Neuroquímica, ambos pela UFMG. Possui pós-doutorado em Neruociências pela Universidade de Londres e no Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, nos Estados Unidos. Fundou e coordena o Laboratório de Neurociências Comportamental e Molecular da UFMG. Coordenou a criação do Curso de Especialização e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.

Márcio Moraes lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Neurociências e é diretor do Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto Ressonância. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1998). Fez treinamento em Ciências da Vida Espacial na NASA, nos Estados Unidos, foi professor visitante na University of Illinois e pesquisador na Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Também foi pesquisador sênior no King's College London, no Reino Unido. É membro titular da Comissão de Neurobiologia da Liga Internacional contra a Epilepsia.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - Neurociências: quais os caminhos do nosso cérebro?

Data: 10 de novembro

Convidados: Angela Ribeiro e Márcio Moraes

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).