Prorrogadas inscrições de trabalhos para o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária | EEFFTO - UFMG

17/11/2020 | 11:59

Via CEDECOM

Interessados em apresentar suas experiências no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) podem se inscrever no site oficial do evento. A nona edição será realizada nos dias 10 e 11 de março de 2021, em novo formato, com transmissão pelas plataformas digitais.

Agendado anteriormente para o período de 15 a 17 de julho de 2020, no campus Pampulha da UFMG, o evento teve sua realização presencial suspensa em razão da pandemia de covid-19.

A programação, integralmente gratuita, contará com redes de conversas para apresentação de trabalhos, 21 mesas-redondas com temáticas diversas e específicas, lançamento e exposição de produtos de extensão universitária, além de atrações culturais que estarão integradas, em 2021, ao Festival de Verão da UFMG

Prazo prorrogado

As inscrições de ouvintes terminam no dia 11 de março de 2021. O prazo para a submissão de resumos para as redes de conversas foi prorrogado de 17 para 30 de novembro de 2020. Os interessados em atuar como avaliadores ad hoc dos resumos e como mediadores das redes de conversa também ganharam mais tempo para manifestar interesse – o prazo foi estendido até 30 de novembro.

A organização do evento esclarece que os participantes que se inscreveram ou submeteram resumos anteriormente – até a suspensão do evento presencial –não precisarão fazê-lo novamente.

Direitos humanos e pandemia

CBEU virtual terá como tema Redes para promover e defender os direitos humanos e reunirá estudantes, professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos em educação, profissionais de diversas categorias, além de representantes de políticas públicas, entidades e movimentos sociais do país.

“Nosso objetivo é debater a efetividade dos direitos humanos, os desafios e rumos da extensão universitária no país, sobretudo em um momento desafiador para as universidades públicas e para a sociedade brasileira que enfrenta atualmente uma de suas piores crises”, destaca o professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, membro do comitê organizador do Congresso e diretor de Apoio à Gestão da Extensão da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Em rede

9º CBEU é promovido pela UFMG e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) em parceria com diversas instituições de ensino do país. Pela primeira vez, o congresso conta com o apoio de uma rede de instituições de ensino superior federais e estaduais sediadas em Minas Gerais.

O evento é realizado a cada dois anos por universidades de diversas regiões do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte, e reuniu, segundo os organizadores, cerca de nove mil pessoas.

Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail cbeu2020@ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-3215.