Colégio Técnico da UFMG abre processo seletivo para cursos técnicos pós-médios noturnos | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Colégio Técnico da UFMG abre processo seletivo para cursos técnicos pós-médios noturnos

17/11/2020 | 13:00

Via CEDECOM

O edital para inscrição ao processo seletivo para os Cursos Técnicos Subsequentes do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG, lecionados no período noturno, já foram divulgados pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e as inscrições poderão ser feitas de 5 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021, pela internet. O valor da taxa de inscrição para esse processo seletivo é de R$ 30 e os interessados em solicitar a isenção da taxa podem fazê-lo no período de 23 a 26 de novembro, até 17h, pela internet

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa atender aos seguintes critérios: ter concluído o Ensino Médio ou, no ato da inscrição, estar regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino ou de curso equivalente; ter participado, obrigatoriamente, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo menos uma vez, entre os anos de 2015 a 2020, conforme orientação publicada na página eletrônica da Copeve

Desses, podem fazer a solicitação da taxa de inscrição, na próxima semana, os candidatos que participam ou cujas famílias sejam participantes de programas sociais do Governo Federal. Para tanto, devem fornecer o seu Número de Identificação Social (NIS) e preencher a declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Nº 6.135/2007, no formulário disponível no site da Copeve. Os resultados da análise dos pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição serão divulgados no dia 9 de dezembro, nesse mesmo site. 

Das vagas – cursos pós-médios

As vagas serão distribuídas entre dois Cursos Técnicos Subsequentes: Desenvolvimento de Sistemas, ofertado com ênfase em programação para dispositivos móveis, e Biotecnologia, com ênfase em análises clínicas. Os cursos têm duração de até dois anos, ambos no período noturno.

Do total de vagas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras e 50% serão destinadas à ampla concorrência. São 36 vagas para cada curso, 18 para ampla concorrência e 18 para reserva de vagas em cada um.

São nove modalidades de vagas, considerando-se renda familiar bruta de até 1,5 salário-mínimo per capita, renda familiar bruta acima de 1,5 salário-mínimo per capita, autodeclarados negros (pretos e pardos), não autodeclarados negros, pessoa com deficiência e ampla concorrência.

Todos os atos praticados pelos candidatos menores de 18 (dezoito) anos de forma presencial, bem como aqueles formais, inscrição, emissão de declarações, assinaturas, e/ou quaisquer outros correlatos, devem necessariamente contar com a participação e anuência formal de seus representantes legais.

Realizada a inscrição, o candidato ou seu representante legal, quando for o caso, deverá manter-se atento às atualizações, comunicados ou quaisquer outros editais divulgados pela página eletrônica da Copeve.