Equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG se prepara para retorno das competições presenciais na modalidade | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste





Equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG se prepara para retorno das competições presenciais na modalidade

26/02/2021 | 15:37

Por Filipe Guedes

Os esportes foram, sem dúvidas, um dos setores da sociedade mais afetados pela pandemia da Covid-19 iniciada em 2020. Treinos que passaram a ocorrer em casa, competições online, distanciamento de treinadores e apoiadores são algumas das adaptações às quais os atletas não pensariam ser necessárias em condições normais.

A equipe de Ginástica Aeróbica Esportiva da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) não fugiu desse panorama. Para manter os atletas aptos, a equipe é coordenada pela profa. Kátia Lúcia Lemos, docente do Departamento de Esportes da Unidade adotou um regime de treinos online entre abril e agosto. As sessões ocorriam via Zoom cinco vezes por semana com duração de duas horas por dia. 

A partir de setembro a equipe pôde gradativamente retornar aos trabalhos no ginásio desde que fossem adotados protocolos contra a Covid-19. Inicialmente eram 5 atletas, depois esse número foi ampliado para 10 ginastas. Os protocolos em vigor contam com:

  • Medição de temperatura antes do treino; 

  • Tapetes específicos para cada atleta; 

  • Kits individuais de higiene para cada atleta e comissão técnica; 

  • Higienização criteriosa da ginásio;

  • Regras rígidas para entrar no ginásio com escaninhos do lado de fora para evitar que as pessoas entrem no ginásio com mochila ou sapatos;

  • Copos e garrafas individuais para água;

  • Controle de possível contágio com familiares e amigos.

Uma das dificuldades encontradas nesse período foi manter os atletas motivados, principalmente no período em que ficaram afastados do ginásio. Para isso a profa. Kátia nos contou que fez uso de estratégias específicas. 

“Foi muito difícil, mas tentamos realizar ações virtuais, treinamentos temáticos e também participamos de duas competições virtuais internacionais. O fato de termos ficado tanto tempo treinando em casa refletiu positivamente no retorno ao ginásio. Os atletas estão mais concentrados e mais motivados”, comentou. 

Os torneios que alguns ginastas participaram foram o “FIG Aerobic Gymnastics AGE Pairs Virtual Championship”, em outubro, e o “5th Open Aerobic Competition”, em dezembro. A ginasta Tamires Silva, praticante do esporte na UFMG há 14 anos, comentou sobre o período de treinos online e da expectativa para voltar aos campeonatos presenciais, rompendo com os meses sem participar de torneios. 

“Os treinos onlines foram diferentes, mas não foram pouco produtivos, porque estávamos com muita garra para treinar. Porém voltar ao ginásio foi incrível, não só pelo lugar, mas por poder estar com todo mundo e treinar junto. Estamos com uma expectativa muito alta com relação a volta das competições presenciais. Já faz mais de 1 ano que alguns de nós não competimos e isso é péssimo. Não paramos em momento algum, seguimos com o nível técnico alto e acreditamos que nossas chances seguem boas nos campeonatos mais importantes”, depôs a atleta de 22 anos.

Nesse ano, o calendário da modalidade prevê competições a partir do fim de maio. Enquanto isso, o time da UFMG segue em sua forte preparação.

Foto/Reprodução: Ivan Ferreira/MeloGym