Biblioteca Universitária retoma treinamentos on-line no canal Suporte à Pesquisa UFMG | EEFFTO - UFMG

03/03/2021 | 15:36

Via Divulgação

Serão retomados, neste mês de março, os treinamentos on-line da Biblioteca Universitária. Realizadas mensalmente desde agosto do ano passado, as apresentações são organizadas pela equipe do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG.

O primeiro treinamento será no dia 4 de março, às 10h, e terá como foco as estratégias de busca e uso do Portal de Periódicos da Capes. Em um primeiro momento, serão abordadas as etapas de busca da informação – ressaltando as estratégias, recursos e instrumentos de pesquisa –, e apresentados os caminhos para a melhor escolha de artigos, bases de dados, repositórios e demais fontes de informação científica. Logo em seguida, serão  apresentadas orientações para acesso ao Portal de Periódicos da Capes, bem como instruções de busca por periódicos, livros e bases de dados dentro do Portal. Esse mesmo treinamento será também oferecido no dia 18, às 14h.

A segunda apresentação será no dia 8, às 11h, e será sobre o acesso aos e-books assinados pela UFMG. Serão apresentadas as plataformas assinadas com as áreas de conhecimento que cada uma delas cobre. Também será mostrado o passo a passo para acessá-las, bem como para fazer a busca por e-books dentro de cada uma delas e dentro do catálogo on-line da UFMG, por meio de onde acontece o primeiro acesso às plataformas. Todo esse conteúdo será também apresentado nos dias 8, 16 e 31, às 11h, 14h e 17h, respectivamente.

Outro assunto abordado no treinamento do mês de março é a criação de referências bibliográficas de forma automática pelo gerenciador Mendeley. A apresentação sobre esse tema será feita no dia 26, às 10h. Será feita uma breve explicação sobre as normas da ABNT para citação e referências e sobre os gerenciadores bibliográficos – em especial o Mendeley. Além disso, será explicado como incluir e organizar documentos neste gerenciador e como usá-lo no Word para criar citações e referências automáticas.

Todas as apresentações serão transmitidas no canal do Youtube Suporte à Pesquisa UFMG, com espaço para envio de perguntas, e ficarão disponíveis para acesso posterior nesse mesmo canal. Não é necessário se inscrever para participar e haverá emissão de certificados, condicionada à assinatura da lista de presença durante a apresentação.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail  setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou pelo Skype Suporte à Pesquisa UFMG.

Confira novamente, abaixo, a programação dos treinamentos do mês de março:

• 04/03 - 10h - Estratégias de busca e uso do Portal de Portal de Periódicos da Capes
  • 08/03 - 11h - Como acessar os e-books assinados pela UFMG
  • 16/03 - 14h - Como acessar os e-books assinados pela UFMG
  • 18/03 - 14h - Estratégias de busca e uso do Portal de Portal de Periódicos da Capes
  • 26/03 - 10h - Mendeley: criando referências de forma automática
  • 31/03 - 17h - Como acessar os e-books assinados pela UFMG