I Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc) ocorre entre os dias 10 a 15 de maio | EEFFTO - UFMG

08/04/2021 | 17:44

Entre os dias 10 a 15 de maio, ocorre o primeiro Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc), encontro que tem como objetivo proporcionar a formação de uma rede de pesquisadores e estudantes da biologia do músculo afim de promover colaborações e discussões sobre a temática. O evento é uma colaboração entre docentes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O simpósio virtual será composto de palestras, mesas redondas e minicursos com cientistas nacionais e internacionais renomados na área da biologia muscular esquelética. O tema biologia muscular vai abordar também miogênese, regeneração muscular, regulação da massa muscular (hipertrofia e atrofia), patologias e miopatias.

O professor Dawit Albieiro Gonçalves, do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) é um dos organizadores do evento e vai participar das atividades. Ele comentou sobre sua participação do SBBMusc.

“Ministrarei Mini-curso Aspectos adaptativos do musculo esquelético e coordenarei, juntamente com o prof. Anselmo Moriscot da USP, as palestras da Área temática: Regulação da massa e plasticidade muscular”, comentou.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio através do formulário on-line. Acesse o site https://sites.google.com/histo.ufrj.br/simp-bras-musculo/ para mais informações.