Relação entre atividade física e saúde mental | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Relação entre atividade física e saúde mental

18/05/2021 | 16:53

Por Ramon Ribeiro

A semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG é um evento que celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18) e, portanto, promove a conscientização no contexto da saúde mental no Brasil. A edição atual tem como tema “Vida: Multirão de Todes” e vai abordar a saúde mental a partir de uma ótica das várias identidades sociais oprimidas na sociedade, contemplando assim a heterogeneidade de classe, gênero, raça/etnia e orientação sexual e seus diferentes impactos em cada individuo.

A programação da Semana de Saúde Mental da UFMG pode ser acessada através do site: https://www.ufmg.br/semanasaudemental2021/programacao/

 

Imagem: Douglas Salustiano | Cedecom | UFMG

Atividade física e Saúde Mental:

Saúde mental significa a consciência e capacidade de lidar com as diversas emoções das quais somos estimulados e a prática de atividade física é um agente potente no auxílio a manutenção desta. Segundo o psicólogo e pós doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) Wagner Jorge dos Santos, a complexidade e o caráter interseccional da saúde mental são expressos através da contextualização das individualidades de cada pessoa.

“A saúde mental precisa ser contextualizada. A saúde mental se estrutura sobre o alinhamento entre o indivíduo e o contexto.  Essa contextualização inclui na diversidade dos espaços de significação da vida o contexto individual (raça, gênero, religião, etnia, etc), o contexto ambiental (nacional, organizacional, político, específico do cotidiano, etc) e o contexto de desenvolvimento (idade, fases da vida e transições, etc) ”, comentou.

A saúde mental vai além das doenças mentais e, conforme o Dr. Wagner Jorge dos Santos, constitui uma parte da saúde como um todo. O exercício físico pode proporcionar bem-estar, melhor qualidade de vida e melhor condição física, que são essenciais para uma vida saudável e consequentemente para uma boa saúde mental.

“A prática regular de atividade física melhora a capacidade cognitiva, diminui os níveis de ansiedade, alivia a tensão e o estresse, melhora o estado de humor, aumenta a resistência física e mental, ajuda o praticante dormir melhor, além de potencializar o sistema imunológico”, disse.

O exercício físico vem sendo apontado por alguns estudos como um elemento para auxiliar na regulação e na melhora de quadros de doenças mentais como transtornos de ansiedade e depressão. A prática de atividade física, segundo o Dr. Wagner Jorge dos Santos, proporciona além de benefícios biológicos, melhoras psicológicas que podem ser expressivas para o desempenho da saúde mental.

“A atividade física frequentemente é vista de forma reducionista à atividade motora. Entretanto, a atividade física atua na regulação da saúde mental através das práticas corporais, pois pode melhorar a saúde mental por razões fisiológicas, como a produção de endorfinas, diminuição do cortisol e aumento da serotonina, e razões psicológicas, como distração e interação social”, comentou.