PRAIA UFMG realiza concurso para capa do livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”. | EEFFTO - UFMG

10/06/2021 | 15:19

Por Ramon Ribeiro*

O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (PRAIA) da UFMG abre um concurso para capa de um livro que o Programa vai lançar em parceria com a Editora AMPLA. O tema é “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”, nome do título do livro, e são permitidos desenhos, pinturas ou esculturas.

A coordenadora do PRAIA e professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Ana Amélia Cardoso, docente do Departamento de Terapia Ocupacional explicou que todos os autistas podem se inscrever.

“Apenas pessoas autistas podem se inscrever. Não tem limite de idade, mas crianças e adolescentes precisam de autorização dos pais para participar”, explicou.

Ainda segundo Ana Amélia, o concurso busca dar ênfase ao caráter multidisciplinar do autismo e proporcionar maior representatividade para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autista (TEA), retratando isso através da visão do autista.

“O tema é Atenção Interdisciplinar ao Autismo. Esse é o título do livro, e foi escolhido como tema do concurso justamente para enfatizar o caráter multidisciplinar. Os capítulos abordam diferentes aspectos do diagnóstico e intervenção no autismo, e a ideia é retratar isso na capa, pela visão de uma pessoa autista”, disse.

O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (PRAIA) tem previsão de lançar o livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo” ainda esse ano, em outubro de 2021. O projeto é uma produção coletiva entre o PRAIA e vários autores parceiros transmitir informação sobre as abordagens do TEA no autismo de maneira didática e acessível.

“Tentamos abordar, no livro, assuntos que saem do "lugar comum" no TEA e trazer novidades para os leitores”.
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

As inscrições estão abertas e vão até o dia 18 de junho, a arte deve ser enviada para o e-mail concursogaleriaault@gmail.com. Para acessar o regulamento e mais informações, acesse o Instagram @praia.ufmg.