Integração Docente discute importância de dados estatísticos para o planejamento na graduação, em fórum nesta quarta-feira, 16 | EEFFTO - UFMG

15/06/2021 | 15:21

Na quarta-feira, 16, das 14h às 16h, o Programa Integração Docente promove o fórum Transformando dados acadêmicos em ações pedagógicas: experiências na graduação e indicadores de 2020, que discutirá a importância do trabalho do setor de Estatística da Prograd para os processos de autoavaliação e de planejamento nos cursos de graduação.

O evento, que chega à sua 19ª edição, terá tradução simultânea em Libras e será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (CAC) no YouTube, onde também ficará disponível.

A programação inclui a apresentação de uma proposta de análise de relatórios, que reúnem dados acadêmicos referentes ao ano de 2020, marcado pela adoção
do Ensino Remoto Emergencial (ERE), e das experiências das graduações em Fonoaudiologia e em Gestão Pública na utilização dessas informações para a proposta de reformulação de seus Projetos Pedagógicos.

O debate conta com a participação da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira; do pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira; da professora Andréa Mota, integrante do Núcleo Docente Estruturante do curso de Fonoaudiologia, e do professor Eduardo Moreira, coordenador do colegiado do curso de Gestão Pública.

“A condução de processos avaliativos realimentadores dos projetos acadêmicos é um dos princípios norteadores do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG.  Nesse sentido, desde 2013, a Prograd vem produzindo relatórios estatísticos contendo informações relevantes para diversas ações pedagógicas, incluindo a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos, e para auxílio na tomada de decisão por professores, técnico-administrativos em educação e estudantes nos diversos níveis da UFMG.  É importante que os três segmentos participem deste fórum on-line e  se engajem na discussão sobre como temos nos relacionado com o ERE e como podemos, coletivamente, planejar os próximos passos”, explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira.