Fisioterapia preventiva: conheça essa área de atuação | EEFFTO - UFMG

Fisioterapia preventiva: conheça essa área de atuação

22/07/2021 | 17:19

Por Ramon Ribeiro

A fisioterapia é uma área da saúde muito reconhecida pelo seu potencial reabilitador, contudo, a prevenção também é uma especialidade importante, presente em todas as suas áreas de atuação. A fisioterapia preventiva está incorporada em todos os âmbitos de atuação do fisioterapeuta, sendo assim aplicada de diversas formas em pacientes de variadas faixas etária, de acordo com a demanda.

A fisioterapia preventiva é uma vertente importante para garantir ao máximo possível a eficácia de um tratamento fisioterapêutico. O professor Anderson Aurélio da Silva, docente do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) explica a origem da fisioterapia preventiva e sua aplicação no tratamento.

“Esse termo foi criado para agrupar as ações preventivas nas quais o fisioterapeuta pode atuar de forma individual e, na maioria dos casos, num contexto interdisciplinar visando evitar a instalação de alguma patologia ou minimizando os efeitos de uma doença já instalada”, explicou.

Ainda segundo o docente, a área de atuação pode ser categorizada em quatro níveis. O nível primário, atua antes do desenvolvimento de um quadro clínico, buscando prevenir o surgimento de quaisquer diagnósticos. O secundário age em estágios iniciais e busca controlar e minimizar o avanço do quadro clínico. O terciário opera em situações já desenvolvidas com o intuito de evitar danos consequentes do problema. Por fim, o quaternário que atua na prevenção de diagnósticos ou tratamentos inapropriados. Devido a essa gama de possibilidades que a fisioterapia preventiva se faz presente em toda a fisioterapia como um todo.

"A prevenção está presente em todos os tipos de atuação do profissional de saúde. Em todas as áreas, campos de atuação e de especialização. Atende a qualquer classe social, nível de escolaridade e idade”.
Foto: Assessoria EEFFTO/Isabela Trindade

Anderson Aurélio da Silva comentou ainda, sobre a fisioterapia preventiva em seu caráter pedagógico uma vez que a prevenção engloba produzir sentido também no paciente para que esse possa promover a própria saúde. Gerar esse entendimento profundo de autocuidado no paciente é instigar a prevenção e a saúde em diversos aspectos da saúde, tornando-a parte do cotidiano do indivíduo.

“É necessário entender que a prevenção é, em grande parte, caracterizada por um vínculo pedagógico desenvolvido entre o terapeuta e o paciente. Isto significa que, em tal tipo de vínculo existe um propósito de modificar, em certa medida e certo sentido, as atitudes, hábitos, posturas e ideias daquele que aprende”, comentou.

A pluralidade de atuação da fisioterapia preventiva é primordialmente benéfica a efetividade da área da fisioterapia como um todo. O docente destaca algumas vertentes de ação como forma de exemplificar essas possibilidades, como a prevenção de lesões esportivas; da instalação e/ou agravamento de doenças cardiovasculares; de quedas em idosos; de doenças pulmonares; de doenças ocupacionais, entre outros.