Psicoeducação: conheça essa vertente da terapia e sua aplicação no esporte | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Psicoeducação: conheça essa vertente da terapia e sua aplicação no esporte

19/08/2021 | 16:00

Por Ramon Ribeiro

A saúde mental recebe mais destaque a cada dia e é extremamente importante para a qualidade de vida e desenvolvimento do ser humano. A psicoeducação é uma forma de intervenção em casos de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais no âmbito do esporte, da educação, empresarial, entre outros.

A psicoeducação é uma vertente da terapia cognitivo-comportamental, uma abordagem da psicologia que busca compreender a forma como o indivíduo interpreta alguns acontecimentos e como isso o afeta. O psicólogo Joao Averso, explica que a psicoeducação pode ser benéfica devido à melhor compreensão dos próprios pensamentos e comportamentos que promove ao paciente.

Joao Averso integra a equipe de psicologia do esporte do CTE-UFMG
Foto: Arquivo Pessoal

“O principal benefício da Psicoeducação é a pessoa se conhecer melhor. A partir desse maior autoconhecimento, é possível controlar melhor os próprios comportamentos, desenvolvendo estratégias mais eficientes para lidar com os estressores ambientais”, disse.

Os praticantes de esporte precisam lidar, muitas vezes, com interações sociais, aceitação da perda e possíveis limitações físicas que precisam ser desenvolvidas. No caso de indivíduos que trabalham com o esporte, somam-se as várias restrições, esforço extremo, questões financeiras e inúmeros outros fatores. Durante as Olimpíadas de Tóquio, tivemos o exemplo da superatleta Simone Biles, da equipe de ginástica artística dos Estados Unidos, que desistiu de competir em duas modalidades por questões pessoais relacionadas ao seu estado mental. Averso comenta ainda, sobre como a psicoeducação reflete no desenvolvimento de atletas.

“Ao desenvolver estratégias para lidar com os estressores relacionados à prática esportiva (pressão, ansiedade por resultados, lidar com erros, etc.), o atleta pode minimizar os impactos negativos em seu rendimento e também garantir uma menor variação de qualidade de performance”, explicou.

A psicoeducação é uma jornada de autoaprendizagem como tratamento, almejando uma melhor saúde mental e impactando diretamente no rendimento e estilo de vida. Buscar uma intervenção para o bem-estar mental é fundamental e não significa de maneira alguma incapacidade, é extremamente comum e benéfico.