Pesquisadora mineira leva resultados de pesquisa para seminário de Epidermólise Bolhosa | EEFFTO - UFMG

26/08/2021 | 15:51

8ª edição do Seminário Multidisciplinar sobre Epidermólise Bolhosa (EB) - Atenção Integral e Políticas Públicas acontece no dia 28 de agosto, das 9h às 16h, é gratuito e, este ano, será online. Em 2021, entre os principais temas levantados no encontro promovido pela ONG Dermacamp, como os avanços nos conhecimentos para o diagnóstico e tratamento da EB, haverá um painel voltado exclusivamente para a qualidade de vida, bem-estar e saúde mental para pessoas com EB, onde a CEO e fundadora da Anamê Baby Design, um instituto de ciência e pesquisa em tecnologia em saúde infantil, Drª Ana Paula Lage, falará sobre Cuidados com os Pés. Durante a oportunidade, Lage, que é PhD em inovação de produtos pediátricos levará resultados prévios da pesquisa que está sendo desenvolvida por sua equipe junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), sobre os efeitos do uso de um calçado biomimético por crianças com EB.

Há quase 8 anos, Ana Paula se dedica às pesquisas para entender a anatomia dos pés das crianças. Inicialmente, o estudo focou na criação do calçado biomimético Noeh®, lançado em 2017, para proporcionar o desenvolvimento correto dos pés desde os primeiros passos a pezinhos típicos. Mas, o design do calçado associado ao biomimetismo do solado irregular e dinâmico proporciona muitos benefícios também para as crianças atípicas. Após incluir a ONG SOS EB KIDS no portfólio de instituições que fazem parte do projeto social  que surgiu após a criação do sapato, a Drª percebeu que o calçado biomimético poderia ser uma alternativa de autonomia e qualidade de vida essas crianças. “O projeto consiste em doar a crianças carentes atípicas os sapatinhos que auxiliam no desenvolvimento da caminhada. Além disso, nossa iniciativa também incentiva a reutilização de produtos em bom estado, promovendo o movimento de conscientização socioambiental e a economia colaborativa. Mas, como somos um Instituto de Pesquisa, vimos a possibilidade de coordenar um estudo para entender o uso do calçado em crianças com EB, com isso, doamos o calçado e fazemos um acompanhamento fisioterápico e nutricional com as crianças que participam da pesquisa voluntariamente”, explica.

No dia 28 de agosto, durante o painel que começa às 14h, Ana Paula, junto com diretora de pesquisas da Anamê, a fisioterapeuta, pós-graduada em engenharia biomédica, neurociências e ciências da reabilitação, Drª Líria Okai-Nóbrega, vão falar sobre os cuidados tão essenciais com os pés das crianças com EBa partir da pesquisa que está sendo realizada junto à 11 crianças com EB. Quem também participa do painel com as pesquisadoras da Anamê é a diretora de projetos voluntária da ONG SOS EB KIDS, Patrícia Tossato.

EB em números

No Brasil, estima-se que 1.600 pessoas lutam para vencer os desafios da EB, entre elas, crianças que enfrentam as bolhas e feridas dolorosas que acometem todo o corpo e que podem causar atrofia em suas mãos e pés devido às cicatrizações repetidas. O desconforto gerado pela doença pode dificultar a caminhada e, muitas vezes, leva à atrofia de tendões e músculos essenciais à locomoção. Por isso, cerca de 25% das crianças com EB não são totalmente independentes para andar, conforme artigo da Fine e colaboradores (2014).

Serviço

VIII Seminário Multidisciplinar sobre Epidermólise Bolhosa (EB) - Atenção Integral e Políticas Públicas

Data: 28 de agosto

Horário: 9h às 16h