UFMG tem cinco trabalhos vencedores do Prêmio Capes de Tese | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





UFMG tem cinco trabalhos vencedores do Prêmio Capes de Tese

06/09/2021 | 16:13

Via CEDECOM*

A UFMG teve cinco trabalhos vencedores e recebeu outras sete menções honrosas na edição 2021 do Prêmio Capes de Tese, cujo resultado foi publicado na última sexta-feira, dia 3 de setembro, no Diário Oficial da União.  Ao todo, iniciativa elegeu as melhores teses de 49 áreas e ofereceu até duas menções honrosas por área. A UFMG foi contemplada em 12 das 49 áreas, entre prêmios e menções honrosas. 

A Universidade foi premiada nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Astronomia/Física; Biodiversidade; Enfermagem e História. As menções honrosas foram atribuídas a trabalhos nas áreas de Artes, Comunicação e Informação, Direito, Educação Física, Engenharias II, Filosofia, Estatística e Matemática/Probabilidade. 

A professora Silvia Alencar, pró-reitora adjunta de Pós-graduação, destaca a importância e o significado das premiações. “O resultado do Prêmio Capes de Tese de 2021 mostra que, mesmo diante da escassez de financiamento à pesquisa dos últimos anos e dos desafios impostos pela pandemia de covid-19, a UFMG manteve-se ativa e realizando pesquisa de alto nível”, afirma a pró-reitora. 

Segundo Silvia, a UFMG teve desempenho de destaque entre as universidades contempladas. “Nesta edição, a UFMG apresentou seu melhor resultado dos últimos cinco anos e foi premiada em todas as áreas do conhecimento. A Universidade também teve o segundo maior número de prêmios tanto de melhor tese quanto de menções honrosas. Isso mostra a abrangência e a qualidade da pós-graduação na Universidade”, comemora a pró-reitora adjunta. 

Os trabalhos premiados

Na área de Ciências Contábeis, foi premiada a tese O impacto da complexidade tributária e dos parcelamentos especiais na tomada de decisão da (des)obediência tributária das empresas brasileiras listadas na B3: um estudo sob a ótica da teoria dos jogos, de Antônio Paulo Machado Gomes. A tese de Machado Gomes foi defendida no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), sob a orientação da professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha. 

Na área de Física, a vencedora foi a tese Correlações quânticas no espalhamento Raman Stokes e anti-Stokes: o equivalente fotônico dos pares de Cooper, de Filomeno Soares de Aguiar Júnior. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Física, sob a orientação de Ado Jorio e coorientação de Carlos Henrique Monken.

Na área de Biodiversidade, a tese Toward a more comprehensive understanding of fog foliar water uptake, de Daniela Boanares de Souza, foi a vencedora. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, sob orientação de Marcel Giovanni Costa França e coorientação de Rosy Mary dos Santos Isaias. 

Efeitos do banho no leito a seco e tradicional sobre as alterações oxi-hemodinâmicas: ensaio clínico randomizado cruzado, de Luana Vieira Toledo, foi considerada a melhor tese da área de Enfermagem. Foi defendida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, sob orientação de Flávia Falci Ercole e coorientação de Patrícia de Oliveira Salgado. 

Na área de História, a premiada foi a tese A “Guerra dos 18 Anos” – repertórios para existir e resistir à ditadura e a outros fins de mundo: uma perspectiva do povo indígena Xakriabá e suas cosmopolíticas de memória, de Juliana Ventura de Souza Fernandes. A tese foi defendida no Programa de Pós-graduação em História, sob orientação de Miriam Hermeto de Sá Motta.

Menções honrosas:

Artes

Recursos percussivos do violão clássico, de Stanley Levi Nazareno Fernandes, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Música, sob a orientação de Fernando de Oliveira Rocha. 

Comunicação e Informação

Preservação digital em Instituições de Ensino Superior: instrumentos para a oficialização e operacionalização da preservação de documentos arquivísticos digitais, de Luciana Gonçalves Silva Souza, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, sob a orientação de Elisângela Cristina Aganette. 

Direito

Mercado de acesso: entre diagnósticos e propostas, de Fernanda Valle Versiani, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito, sob orientação de Marcelo Andrade Féres. 

Educação Física

Efeitos da bengala na marcha de indivíduos pós-acidente vascular encefálico: da revisão sistemática da literatura ao primeiro ensaio clínico aleatorizado, de Patrick Roberto Avelino, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob a orientação de Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela e coorientação de Lucas Rodrigues Nascimento. 

Engenharias

Design and Development of Ag-In-S Quantum Dot@Carboxymethylcellulose-Based Nanoconjugates as Multifunctional Fluorescent Biomarkers and Nanocarriers for Targeting Brain Cancer Cells, de Isadora Cota Carvalho, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas, sob a orientação de Herman Sander Mansur.

Filosofia

A filosofia da literatura de Kuki Sh?z? e como podemos ler/traduzir a filosofia japonesa, de Diogo César Porto da Silva, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Filosofia, sob orientação de Giorgia Cecchinato.

Probabilidade e Estatística

Desafios na modelagem de dados de contagem: modelos Bayesianos para correção de viés de subnotificação e estimação de curvas de mortalidade, de Guilherme Lopes de Oliveira. A tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Estatística, sob a orientação de Rosangela Helena Loschi e coorientação de Renato Martins Assunção.

* Texto de Ewerton Martins Ribeiro para o Portal UFMG)