Professores da EEFFTO lançam livro sobre Esporte Paralímpico de Alto Rendimento | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Professores da EEFFTO lançam livro sobre Esporte Paralímpico de Alto Rendimento

13/09/2021 | 15:11

Os professores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Andressa da Silva de Mello e Marco Túlio de Mello, lançam, nesta terça-feira (14), o livro "Esporte Paralímpico da Organização ao Alto Rendimento". A obra, publicada pela Editora dos Editores, traz uma abordagem multidisciplinar que vai do treinamento à promoção da saúde nas diversas modalidades paralímpicas. O evento de lançamento será às 20 horas e contará com a participação dos autores, com moderação de Luiz Prota, PhD em Ciências e divulgador científico do blog e podcast “O Cientista do Esporte”. A transmissão será pelo Canal do Editor.

A obra é destinada à formação de profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina e da Gestão no Esporte, profissões fundamentais para o sucesso do trabalho de uma equipe no esporte de alto rendimento.

Os professores Andressa da Silva de Mello e Marco Túlio de Mello lançam obra voltada ao Esporte Paralímpico de Alto Rendimento

O livro contou com a participação de 60 pesquisadores e profissionais que atuam com o esporte paralímpico nacional e, que se uniram para produzir um livro que permita ser a “porta de entrada” do leitor para o conhecimento envolvendo a gestão no esporte paralímpico, o treinamento esportivo e os cuidados da equipe de saúde com o atleta paralímpico.

A publicação está dividida em 18 capítulos e a intenção é oferecer aos leitores do livro subsídios para que sejam capazes de atuarem em programas de implementação de modalidades paralímpicas, atuarem na prevenção, promoção e saúde junto ao atleta paralímpico, desde sua iniciação até o alto rendimento.

“A concepção deste livro partiu de nossa experiência em equipes multidisciplinares que tivemos a honra de compartilhar de conhecimentos de todos que estiveram conosco nessa caminhada ao longo de 26 anos e que envolveram profissionais de educação física, fisioterapia, medicina, psicologia, nutrição e equipe da gestão no esporte paralímpico. Assim, constatamos ao longo dos anos que essa atuação transdisciplinar permite alcançar resultados que, certamente, não seriam possíveis por meio de trabalhos individuais”, explicam os autores na publicação.