Nova Diretoria da EEFFTO toma posse nesta segunda-feira | EEFFTO - UFMG

Nova Diretoria da EEFFTO toma posse nesta segunda-feira

13/09/2021 | 12:25

Por Iago Proença

Toma posse nesta segunda-feira, 13 de setembro, em solenidade que terá início às 18h, a nova diretoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Gustavo Pereira Côrtes e Tânia Lúcia Hirochi serão diretor e vice-diretora na gestão 2021-2025.

A cerimônia será no Auditório 1 da Escola, mas, em razão da pandemia de covid-19, estarão presentes convidados que ocupem até 20% da capacidade do espaço. O evento será transmitido ao vivo no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG.

Gustavo e Tânia seguem como diretor e vice da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional até 2025
(Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO)

Gustavo Côrtes, do Departamento de Educação Física, e Tânia Hirochi, do Departamento de Terapia Ocupacional, tiveram 95,75% dos votos válidos na consulta à comunidade realizada no dia 16 de junho.

A gestão anterior (2017-2021) foi iniciada com Gustavo Côrtes no cargo de diretor e Lygia Paccini Lustosa, como vice-diretora. Com a morte da professora Lygia, em setembro de 2020, Tânia Hirochi assumiu como vice para completar o mandato.

Reinvenção
O novo mandato se inicia após período de grandes desafios, impostos pela crise sanitária. “A pandemia exigiu de toda comunidade da Escola um exercício contínuo de aprendizado e reinvenção. Todos trabalharam muito, não ficamos teorizando sobre a pandemia ou sobre o que fazer. Montamos protocolos importantes aqui na Escola, relacionados com modelos discutidos no Conselho Universitário. Continuamos com as ações emergenciais de infraestrutura, de limpeza, organização dos trabalhos e estamos prontos para receber novamente as pessoas com mais qualidade do que quando as atividades presenciais foram interrompidas, em março de 2020”, afirma Gustavo Côrtes.

Tânia Hirochi destaca o alto grau de responsabilidade de dirigir a Escola no momento que vice o Brasil: “A comunidade demonstrou acreditar vamos fazer uma gestão melhor do que a termina agora. Com todas as dificuldades do cenário do país, e u e o Gustavo vamos nos esforçar muito para extrair o melhor que pudermos para que a Escola avance cada vez mais. Não sabemos o que vem pela frente neste país, os recursos estão escassos, mas teremos que driblar essa situação”, diz Tânia. Para ela, um dos pontos fundamentais da administração que se encerra foi o diálogo em todos os níveis.

Gustavo e Tânia ressaltam que a busca por melhorias nos espaços da EEFFTO será contínua – aí se incluem reparos nas quadras poliesportivas e no estacionamento, entre outras obras – e que está no horizonte a implantação do projeto de uma clínica-escola, considerado crucial neste período de pandemia. "Vamos buscar recursos com parceiros, quando for preciso. Uma de nossas maiores preocupações é o atendimento à população que tem muito poucos recursos. Pretendemos oferecer assistência e orientação por meio dos nossos laboratórios de práticas clínicas”, diz Tânia.