Com participação de reitora e vice-reitor da UFMG, nova diretoria da EEFFTO toma posse | EEFFTO - UFMG

14/09/2021 | 17:19

Por Mariana Gonçalves

Tomou posse nessa segunda-feira (13), em uma solenidade simbólica, a nova diretoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Os professores Gustavo Pereira Côrtes e Tânia Lúcia Hirochi foram eleitos para mais quatro anos como diretor e vice-diretora da unidade, na gestão que segue do dia 1º de outubro até 2025.

A cerimônia, que contou com a participação da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e o vice-reitor da Universidade, Alessandro Fernandes Moreira, foi o primeiro evento híbrido da UFMG, marcando também o avanço para a etapa 2 do Plano para o retorno presencial da UFMG, diante da melhoria dos indicadores epidemiológicos da pandemia da Covid-19 e avanço da vacinação em vários públicos. O auditório teve a presença de convidados (entre eles, coordenadores, professores e técnicos administrativos) limitados a 20% de sua capacidade, enquanto o restante da comunidade acadêmica pode acompanhar a cerimônia em tempo real pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG.

Em seu discurso, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, ressaltou a importância simbólica do momento em que a nova diretoria assume o comando da unidade.

Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“Estamos diante de um momento de ritos especiais, que sinalizam a continuidade de um processo de crescimento e desenvolvimento da Unidade”, iniciou a reitora. “Somos muito mais do que éramos no início. Muito mais do que dirigentes da nossa instituição, imbuídos de um objetivo comum. Somos companheiros de luta, solidários em momentos assustadoramente difíceis, que não têm sido poucos: talvez essa última quadra ficará na história da instituição como um dos mais desafiadores que vivemos. Também parceiros em vitórias importantes, como a grande visibilidade, reconhecimento da nossa instituição que tem nos dado fôlego, diante das enormes adversidades enfrentadas”, completou.

Docente do departamento de Terapia Ocupacional, a vice-diretora, Tânia Hirochi, enfatizou a relevância dos cursos da EEFFTO na saúde e qualidade de vida durante a pandemia.

Foto: Iago Proença/Assesoria EEFFTO

“Hoje, mais que tudo, somos parceiros nessa empreitada em favor da educação e da saúde. Cabe lembrar que a pandemia do Covid permitiu reafirmar o lugar da assistência na reabilitação que nos terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas imprimimos para preservar vidas e, nessa direção, daremos continuidade aos laboratórios de práticas clínicas abertos para  atender a comunidade”, afirmou.

Eleito para mais um mandato à frente da diretoria, o professor Gustavo Côrtes destacou o trabalho realizado nos últimos quatro anos, reforçando a responsabilidade do próximo mandato.

Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“Uma escola integrada, que avança do passado de muita resistência e disputas, para um local democrático, que dialoga e reflete a importância do conhecimento que é construído aqui, em suas mais diversas facetas”, discursou o diretor. “(É tempo de) reconhecermos nossa grandeza como instituição, há sete anos entre os três melhores cursos do Brasil em todos os índices, com os cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, cinco pós-graduações, ancoradas por uma equipe de professores e professoras de qualidade exemplar. Somos uma escola presente e orgulhosa de nossas conquistas, fruto do trabalho de todos e todas dessa comunidade”, declarou.

Galeria de fotos do evento