Atletas e técnicos do CTE representam o Brasil no Sub-18 de atletismo | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atletas e técnicos do CTE representam o Brasil no Sub-18 de atletismo

14/09/2021 | 18:22

Por Fabiano Guieiro

Seis integrantes da equipe APCEF/CTE-UFMG foram convocados, na última quinta-feira (9), para representar o Brasil na disputa do Campeonato Sul-americano de atletismo Sub-18. Quatro atletas e dois membros da comissão técnica da nossa equipe embarcarão para a competição, que será disputada nos dias 25 e 26 de setembro, no Paraguai.

A convocação dos atletas para representar o país em uma competição internacional é a consolidação do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG ao longo dos últimos anos, que é atuar de maneira multidisciplinar na formação de atletas de alto nível de rendimento. O treinador de salto com vara do Centro, Márcio Prudêncio, destaca o esforço de equipe técnica e atletas para garantirem os nomes na seleção.

“Boa parte dos atletas estão conosco desde o sub-16 e é um trabalho que vem sendo feito a longo prazo. Neste ano, tivemos que intensificar o trabalho pois foi um ano muito difícil por conta da pandemia”, declarou o treinador que ainda ressaltou o misto de felicidade e peso da responsabilidade em estar na lista. “Alegria de ter um atleta nosso convocado, assim como eu e a professora Roberta, que também fomos convocados para fazer parte da delegação (eu como treinador, ela como chefe da delegação). É um orgulho ver a evolução esportiva e humana destes atletas. Mas, por outro lado, vem aquele peso da responsabilidade. Nós estamos passando por uma grande competição (Campeonato Brasileiro) e agora se aproxima uma maior (Sul-americano)”, disse o treinador.

Os atletas já estão em preparação para registrar sua melhor performance na competição que, para muitos, será a primeira internacional.

Foto: Carol Coelho/CBAt

“Estou ansioso mas confiante para dar o meu melhor na competição. A minha preparação para esta competição foi com muito esforço e dedicação”, disse o atleta Vitor Dias de França Baptista, do arremesso de peso.

Foto: Carol Coelho/CBAt

A preparação foi uma das “receitas” para o sucesso do time que, mesmo em tempos de pandemia, se dedicou ao máximo para obter êxito nas competições realizadas ao longo do ano.

“Nós estamos treinando forte, dando 100% em todos os exercícios, para chegar na competição na melhor forma e dar o nosso melhor”, disse a atleta Maria Eduarda Dantas de Matos, atleta de lançamento de disco.

Foto: Carol Coelho/CBAt

Atletas convocados para a Seleção Brasileira de Atletismo Sub-18

Khalry Evelyn Felix Oliveira – Salto com Vara

Maria Eduarda Dantas de Matos – Lançamento de disco

Vitor Dias de França Baptista – Arremesso de peso

Luiz Arthur Caetano da Silva – Decatlo

Comissão Técnica

Márcio Prudêncio – Treinador da equipe

Roberta Braz – Chefe de delegação

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.