Live Boletim UFMG aborda relação entre saúde mental e a lei de inclusão | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Live Boletim UFMG aborda relação entre saúde mental e a lei de inclusão

23/09/2021 | 14:34

Para repercutir as discussões presentes no Setembro Amarelo, mês de conscientização para a prevenção do suicídio, a Live Boletim UFMG realiza nesta quinta-feira, 23 de setembro, às 17h, uma discussão sobre como contemplar os usuários de saúde mental na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O evento será transmitido pelo perfil da UFMG no Instagram (@ufmg)

Em 2006, a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por 161 países e por diversas entidades internacionais, já incorporava as pessoas com transtorno mental. No Brasil, a Convenção foi regulamentada com a LBI, de 2015, que abarcou em seu texto o transtorno/sofrimento mental e o uso abusivo de álcool e outras drogas.  

Apesar disso, os direitos e desafios da inclusão de usuários de saúde mental no Estatuto da Pessoa com Deficiência ainda não foram suficientemente debatidos por usuários, profissionais e sociedade civil.  

Para ampliar esse diálogo, a Live Boletim UFMG reúne o psicólogo e militante da luta antimanicomial Eduardo Mourão Vasconcelos, que é também cientista político formado pela UFMG e professor aposentado da UFRJ, Izabel Maior, professora de Medicina da UFRJ e primeira pessoa com deficiência a ser secretária nacional de Promoção dos Direitos dos PCDs, e Regina Céli Ribeiro, diretora adjunta do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG e professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade. Essa edição da live foi produzida com o apoio da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG. 

Sobre a live

A cada mês, a Live Boletim UFMG traz pesquisadores, professores e convidados, da UFMG e de fora da Instituição, para debater temas relevantes do Brasil e do mundo contemporâneos.  

O formato é organizado pela equipe de redes sociais do Centro de Comunicação (Cedecom UFMG) e permanece disponível no canal de vídeos do Instagram da Universidade juntamente com as edições anteriores.