Com foco na formação esportiva e social de jovens atletas, Cruzeiro retoma projeto de Atletismo em parceria histórica e inovadora com a UFMG | EEFFTO - UFMG

05/10/2021 | 18:06

O Cruzeiro Esporte Clube, Instituto Palestra Itália e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro de Treinamento Esportivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, firmaram uma inovadora e histórica parceria para a formação esportiva, educacional, social e cultural de atletas na modalidade Atletismo, olímpico e paralímpico.

Todo o processo de formação e desenvolvimento, que terá o IPITA como gestor, acontecerá na estrutura do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, localizado na região da Pampulha, e proporcionará aos atletas treinamentos e oportunidades para participações em competições oficiais.

O projeto irá atender adolescentes e jovens, dos sexos feminino e masculino, com faixa etária entre 14 a 20 anos, oriundas das diversas camadas sociais do município de Belo Horizonte e da região metropolitana.

“A retomada do Atletismo no Cruzeiro sempre foi uma das nossas prioridades, pois sempre foi uma modalidade tradicional na história do Clube. As conversas se iniciaram ano passado, mas, devido à pandemia, só agora conseguimos colocar tudo no papel. Fazer este novo projeto em parceria com a UFMG, uma das maiores entidades de ensino da América do Sul, focado na transformação social de jovens talentos, nos orgulha e nos deixa muito felizes. Instituições grandiosas como o Cruzeiro e a UFMG têm um papel muito relevante na transformação social e podem colaborar bastante com a comunidade como um todo”, enfatizou o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues.

Diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, Sérgio Fonseca celebrou a parceria e endossou a importância do trabalho em conjunto das duas instituições em prol da transformação social.

“Após vários meses de negociações, o CTE/UFMG, Instituto Palestra Itália e o Cruzeiro Esporte Clube, celebram um Termo de Cooperação com o objetivo de desenvolver o atletismo de Minas Gerais. Três grandes organizações mineiras trabalharão, nos próximos anos, para permitir que jovens talentos cresçam pessoal e profissionalmente. O CTE, órgão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, reconhece nessa cooperação um agente transformador da realidade do atletismo em Minas Gerais e a oportunidade para que jovens de condições sócio-econômicas desfavoráveis encontrem um suporte técnico, moral, psicológico e social para o desenvolvimento de suas potencialidades. Aproveitamos este momento para agradecer ao Instituto Palestra Itália e ao Cruzeiro Esporte Clube por terem nos procurado para o desenvolvimento dessa parceria”, destacou Fonseca.

Presidente do Instituto Palestra Itália, Lidson Potsch Magalhães enfatizou a importância da iniciativa. “Para nós é um orgulho imenso concretizar esta parceria com uma instituição tão importante como a UFMG, referência em todo o mundo, que vai possibilitar o retorno do atletismo ao Cruzeiro e ao mesmo tempo fazer um trabalho focado na transformação social de jovens talentos. O esporte muda vidas e ajuda a transformar crianças e jovens em cidadãos conscientes. Este é um dos grandes projetos do Instituto Palestra Itália, e vamos trabalhar arduamente e muito motivados, pois sei que importantes frutos surgirão desta parceria”, afirmou.

Já Deis Chaves, CEO do Instituto Palestra Itália, ressalta que o país precisa unir forças para a projeção dos mais diversos segmentos e este projeto segue esta linha.

“Estamos trabalhando neste projeto há mais de um ano. Formalizar esta parceria é motivo de muita felicidade. Unir grandes organizações e pessoas a favor do esporte, cultura, educação e social do nosso país será sempre o melhor caminho, e por meio desta parceria teremos a oportunidade de mostrar a importância desta união pelo bem comum. Poder retornar com o Atletismo do Cruzeiro, trazendo uma nova proposta, com foco na inovação, a projeção do esporte olímpico e paralímpico, a transformação social e a diversidade, além de impactar positivamente a vida das pessoas, é algo sensacional e motivo de orgulho para todos nós. O Cruzeiro é reconhecido como um dos maiores clubes do futebol brasileiro e internacional, além de ser referência também em outros esportes, como vôlei e atletismo. O Atletismo do Clube, representado pela corrida de rua, foi classificado, durante décadas, como referência no cenário esportivo brasileiro”, avaliou Deis. Mais detalhes sobre o desenvolvimento e os próximos passos do projeto serão divulgados posteriormente.