Consumo de ultraprocessados aumenta chances de bebê nascer com peso inadequado, conclui pesquisa da UFMG | EEFFTO - UFMG

19/10/2021 | 15:17

Via CEDECOM

Estudo realizado na UFMG avaliou os padrões alimentares de 260 mulheres grávidas. Uma das conclusões foi que a predominância de alimentos processados e ultraprocessados aumenta as chances de o bebê nascer com peso inadequado, ou seja, maior ou menor do que o esperado. A pesquisa foi realizada por Cecília Viana Lobo em seu mestrado no Programa de Pós-Graduação e Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG.

O estudo foi orientado pela professora Luana Carolina dos Santos e conduzido na Maternidade Otto Cirne, do Hospital das Clínicas da UFMG. Por meio de questionário respondido pelas mães participantes da pesquisa, Cecília Lobo obteve dados de consumo alimentar referentes ao período da gestação. Com base nos principais tipos de alimento consumidos e pelo uso de métodos estatísticos, foram definidos quatro padrões alimentares – o de maior impacto negativo na saúde do bebê foi aquele com maior presença de alimentos processados e ultraprocessados, como pães, cereais, gorduras ultraprocessadas, café e chá (essas bebidas são comumente consumidas com açúcar ou adoçante).

Quais são, exatamente, os tipos de comida que se enquadram nessa categoria? Quais os alimentos ideais para a mulher consumir durante a gravidez? As respostas a essas perguntas e mais detalhes da pesquisa podem ser ouvidos no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.

Raio-x da pesquisa

Dissertação: Padrão alimentar materno: caracterização e associação com ganho de peso gestacional e com o estado nutricional do recém-nascido
O que é: Dissertação de mestrado que caracterizou padrões alimentares gestacionais maternos e avaliou suas associações com o ganho de peso gestacional e com o estado nutricional do recém-nascido
Nome da pesquisadora: Cecília Viana Lobo

Ano da defesa: 2019

Programa de pós-graduação: Nutrição e Saúde, da Escola de Enfermagem da UFMG

Orientadora: Luana Caroline dos Santos

Financiamento: Fapemig, Capes e CNPq

O episódio 87 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas-feiras, às 11h, com reprises às quartas-feiras, às 14h30, e às sextas-feiras, às 20h.