Aluno da Educação Física é medalhista disputando em game nos JUBs | EEFFTO - UFMG

Aluno da Educação Física é medalhista disputando em game nos JUBs

21/10/2021 | 14:40

Matheus Silveira participa pela terceira vez do Campeonato Universitário Brasileiro e sonha com a carreira gamer

Por Fabiano Guieiro

Na última quarta-feira (14), o atleta de eSports da UFMG, Matheus Silveira , foi medalha de prata nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Estudante do oitavo período de educação física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Matheus conseguiu feito no famoso jogo de futebol FIFA, em competição realizada na cidade-satélite de Brasília - Distrito Federal.

O mundo gamer tem registrado um crescimento acima da média de outras indústrias nos últimos anos e deve continuar gerando ainda mais receita. De acordo com a Newzoo, empresa de análise do setor, a estimativa é que o setor gere uma receita uma receita de US $ 189,3 bilhões em 2021. O que em outras décadas passadas se tratava como apenas um hobby com amigos ou sozinho, hoje gera renda suficiente para quem se dedicar à carreira.

E, hoje considerada um esporte, a modalidade também entrou de vez para os Jogos Universitários. Sobre a conquista da última quinta, Matheus não pode conter a euforia em se tornar medalhista: "A sensação é a melhor possível. Estou muito realizado em saber que eu consigo brigar em uma competição tão importante, tão difícil", disse.

O fato de estudar educação física não impede que Matheus siga na carreira gamer, e conciliar ambas áreas é um grande desafio: "Pretendo sim (seguir a carreira gamer), já me dedico profissionalmente para isso, mas ainda não é algo fixo. Quando você vê que consegue brigar lá em cima com quem já ganha dinheiro com isso, começa a fazer o que era brincadeira se tornar algo sério. Mas fazendo o possível e o impossível para conciliar tudo, vivendo 100% disposto a fazer sempre o melhor. Mas é bom fazer o a gente gosta", afirmou.

Matheus Silveira foi prata disputando o jogo Fifa nos Jogos Esportivos Universitários 2021 (Imagem: arquivo pessoal)

A pandemia também teve efeito na rotina do e-Atleta, que contou sobre os prós e contras para chegar no resultado atual como medalhista. "O esforço psicológico no Fifa é algo complicado, principalmente nos dias de hoje. Ficar dentro de casa não foi tão benéfico para mim, porque você não consegue pensar em outra coisa a não ser o videogame, não consegue sair, não consegue espairecer".

Para quem tem como sonho seguir a carreira gamer, principalmente como Pró-Player de Fifa, o estudante diz como foi seu começo e revela o segredo para conseguir ir tão longe: "Sempre joguei por brincadeira. Via que era um pouco melhor, mas não pensava num futuro jogando somente Fifa. Fui ganhando uns títulos aqui, chegando em finais que o pessoal considerava difíceis, classifiquei para o JUBs, este é o meu terceiro campeonato pela modalidade. Quando percebi que o pessoal começava a me apoiar, decidi investir e fui treinando, sempre querendo jogar com os melhores pra saber como eles jogam para brigar com eles nos campeonatos", completou.

Considerada a maior competição universitária da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros chegam a sua 68ª edição, a primeira vez desde o início da pandemia. Mais de 100 estudantes-atletas integram a equipe que representa Minas Gerais na competição nacional, sendo 46 deles da UFMG.