EEFFTO recebe candidatos ao Reitorado UFMG 2022-2026 | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe candidatos ao Reitorado UFMG 2022-2026

25/10/2021 | 18:46

Na tarde desta segunda-feira (25), os candidatos da chapa 1 à reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira, participaram de uma reunião com a comunidade da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Durante o encontro, a reitora e vice-reitor da Universidade, que estão afastados de seus cargos desde setembro para participarem do processo, apresentaram propostas e ouviram demandas dos presentes no auditório da Escola e virtualmente.

A chapa 1 (UFMG Plural), é a única inscrita no processo que visa à escolha do Reitorado na gestão 2022-2026.

“Essa é uma construção conjunta e a Universidade espera poder pensar esse futuro da nossa instituição, a partir dessa união que foi a nossa chapa. É um momento de estarmos juntos em defesa da nossa Universidade e da educação pública”, declarou a reitora afastada Sandra Regina Goulart Almeida.

Durante o encontro, o diretor da EEFFTO, Gustavo Côrtes, apresentou aos candidatos uma lista de reivindicações da Escola para a futura gestão. Entre elas, a reforma do complexo de quadras, iluminação noturna, implementação da clínica escola e reforço no quadro de servidores técnico-administrativos.

A chapa 1 (UFMG Plural), é a única inscrita no processo que visa à escolha do Reitorado na gestão 2022-2026 (Foto: Iago Proença/ASCOM EEFFTO)

A consulta à comunidade será realizada no dia 11 de novembro. Pela primeira vez, o processo será realizado exclusivamente por meio do Sistema de Consultas da UFMG, que possibilita o voto à distância.

Candidatos

Atuais reitor e vice-reitor da UFMG, Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira formam a chapa UFMG Plural. Estes são os minicurrículos dos candidatos:

Sandra Regina Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, é a atual reitora da UFMG. Ela também preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN). Foi vice-reitora na gestão 2014-2018, diretora de Relações Internacionais (2002-2006) e participou de conselhos e instâncias deliberativas da UFMG.

Alessandro Fernandes Moreira é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG. Foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica (2002-2010), do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação (2007-2008 e 2009-2010), vice-diretor (2010-2014) e diretor (2014-2018). O atual vice-reitor da UFMG tem profunda ligação com a área de graduação: atuou como coordenador dos projetos Alberto Santos Dumont e de Inovação e Engenharia no Cotidiano (Inovenge), entre outros.