Sarandeiros apresenta espetáculo Dança Brasil | EEFFTO - UFMG

Sarandeiros apresenta espetáculo Dança Brasil

28/10/2021 | 15:13

Por Ramon Ribeiro

O Projeto Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO-UFMG) apresenta, no dia 13 de novembro (sábado), o espetáculo Dança Brasil. O evento será realizado presencialmente, com o retorno das atividades da regional mineira da Fundação Nacional de Artes (Funarte), seguindo todos os protocolos de segurança da COVID-19.

O Grupo Sarandeiros é um dos maiores grupos de dança do Brasil, reconhecido pela promoção da cultura, folclore e diversidade brasileira. O grupo foi fundado em 1980, como extensão para alunos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e, atualmente, foi expandido para acesso à comunidade como um todo.

Apresentação acompanhará lançamento do livro "Danças do Brasil: Nos passos do Grupo Sarandeiros", de Gustavo Côrtes e Petrônio Alves
(Foto: Mauro Stoffel)

A apresentação é inspirada na pesquisa dos diretores do grupo, Gustavo Côrtes e Petrônio Alves, que estará disponível no livro Danças do Brasil. O lançamento da obra será no mesmo dia, na Funarte às 16h, a apresentação do espetáculo ocorrerá às 18h.

Os ingressos para o espetáculo custam R$5 e serão vendidos na bilheteria da Funarte a partir do dia 10 de novembro. As vagas são limitadas.

Serviço:

Sobre o Grupo Sarandeiros: O Sarandeiros, anteriormente denominado Grupo de Dança Experimental da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nasceu em 1980, coordenado pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, para alunos do curso de Educação Física. Com a aposentadoria das duas professoras, em 1995, o grupo retomou os trabalhos em 1997, com a chegada do professor Gustavo Côrtes, que ampliou o acesso ao grupo, abrindo as atividades para pessoas de fora da universidade. Desde então, o trabalho assumiu diferentes perspectivas, mantendo seu viés acadêmico e extensionista e ampliando sua atuação na cena artística e cultural municipal, estadual, nacional e internacional.

Programação: Conhecimento de danças e ritmos presentes nas manifestações tradicionais da cultura brasileira; fruição do próprio corpo a partir dos movimentos presentes em danças regionais brasileiras; contações de histórias e pesquisas sobre as danças brasileiras: boi bumbá e carimbó (região Norte), frevo e maracatu (Nordeste), danças do Congado mineiro (Sudeste) e a Dança do Siriri (Centro-Oeste); possibilidades de tradução dos gestos tradicionais das danças apresentadas, para a criação artística.

Oficina Danças Brasileiras com o Grupo Sarandeiros
Datas: 4 a 25 de novembro, sempre às quintas-feiras.
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Funarte MG (Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte/MG)
Público-alvo: Professores, alunos, dançarinos profissionais ou amadores e pessoas interessadas em conhecer um pouco sobre as manifestações dançantes da cultura popular brasileira.
15 vagas
Inscrições pelo formulário on-linehttps://forms.office.com/r/zacP0ipAPY