Editora UFMG lança o livro Danças do Brasil: nos passos do Grupo Sarandeiros | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Editora UFMG lança o livro Danças do Brasil: nos passos do Grupo Sarandeiros

12/11/2021 | 16:37

Por Ramon Ribeiro e Iago Proença

 

A Editora UFMG lança, neste sábado (13), o livro: “Danças do Brasil: Nos passos do Grupo Sarandeiros”. A obra mostra a trajetória do grupo de dança com a valorização e conservação da cultura nacional e é organizado por Gustavo Côrtes e Petrônio Ferreira, ambos diretores do Sarandeiros. 

Capa do livro que será lançado neste sábado, 13 (Foto: Instagram @sarandeiros)

A publicação ganhou versão em inglês e portugues, além de capa dura e belas imagens que contam a história do grupo. O diretor artístico do Grupos Sarandeiros, Petrônio Alves, contou como surgiu a proposta do livro e a profundidade deste com a trajetória e linha metodológica do grupo de dança. 

"O objetivo era fazer uma obra que nos permitisse comemorar o aniversário de 41 anos do Grupo Sarandeiros e também os 20 anos do Dança Brasil, livro que o Gustavo [Côrtes] lançou em 2000. A ideia era, nessa nova obra, falar a história do Sarandeiros e como ela alinhou um trabalho de pesquisa acadêmica junto com um trabalho de produção artística com uma metodologia específica que o Sarandeiros criou ao longo da sua trajetória”, disse.

Petrônio Alves, diretor do Grupo Sarandeiros e autor do livro (Foto: acervo pessoal Petrônio Alves)

A pandemia da COVID-19 impôs ao grupo de dança um longo período longe dos palcos e o atual lançamento vem em conjunto a um novo espetáculo cuja estreia ocorre no mesmo dia da apresentação do livro. O diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e diretor e coreógrafo do Grupo Sarandeiros, professor Gustavo Côrtes, explicou que a ideia do livro também surgiu durante esse período de quarentena.

 

“Foi um trabalho de pesquisa construído durante os 20 meses [de afastamento]. A gente fez um grande apanhado, principalmente dos seis espetáculos que o grupo produziu entre 1997 e 2007”, comentou.

Diretor da EEFFTO e coreógrafo do Grupo Sarandeiros, Gustavo Cortês (Foto: Assessoria EEFFTO)

O livro aborda a história do Grupo Sarandeiros através de uma interpretação teórica adquirida por meio de uma pesquisa na qual discute a conceituação das danças brasileiras e suas possibilidades cênicas. Côrtes comentou sobre essa linha de pesquisa e seu impacto no grupo de dança e, consequentemente, no livro. 

 

A pesquisa foi muito embasada na minha tese de doutorado, em que eu discuto as experiências que tivemos nos processos de criação, estabelecidos na elaboração das obras do Sarandeiros e que trouxe uma linha metodológica que evidenciou um estudo profundo sobre o conceito do que são as danças brasileiras e as suas possibilidades cênicas”, explicou.  

 

O livro representa grande importância para os estudos da dança brasileira ao apresentar e valorizar essas expressões tradicionais e folclóricas do Brasil. Petrônio Alves comentou ainda, o significado do livro para a cultura brasileira e para a sociedade.

 

"A importância desse livro está ligada a reforçar a valorização da cultura tradicional e popular brasileira, por meio de manifestações dançantes para reconhecer nessa produção artística um modo de produção de conhecimento que gera sentido, valor e identidade para a nossa população e também por mostrar como trabalhos artísticos podem nos ajudar a nos reconhecer enquanto sociedade”, lembrou. 

 

O lançamento será às 16 horas, na Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a entrada é gratuita. Em seguida realiza-se também o retorno das apresentações do Grupo Sarandeiros com um novo espetáculo inspirado no livro, disponível para compra no link: https://editoraufmg.com.br/#/pages/obra/895