CPGEO Lança o livro “Estudos da Ocupação: Desafios e Possibilidades” | EEFFTO - UFMG

CPGEO Lança o livro “Estudos da Ocupação: Desafios e Possibilidades”

07/12/2021 | 18:29

Por: Crislândia Silva

O Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação (CPGEO), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG), lança no dia 11 de dezembro (sábado), de 11h às 13h, o livro “Estudos da Ocupação: Desafios e Possibilidades”. O evento será realizado de forma presencial no Edifício Comiteco, localizado na Rua Antônio de Albuquerque, 749, loja 15, Savassi, Belo Horizonte - MG.

A obra é a primeira publicação editada no Brasil com foco exclusivo na área dos Estudos da Ocupação e tem como objetivo proporcionar diálogos, reflexões e questionamentos sobre a ocupação, inclusão e participação humana, a partir de perspectivas econômicas e sociais. A professora Ana Amélia Cardoso, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da EEFFTO, falou sobre o processo de organização do exemplar:

Foto: Arquivo Pessoal/Ana Amélia

“A proposta era organizar um livro que refletisse o perfil do Curso de Mestrado em Estudos da Ocupação. Considerando as diferentes expertises dos docentes do curso, definimos os temas dos capítulos e convidamos os colegas. Além disso, convidamos alguns autores externos, pesquisadores de referência na área, para colaborar com a obra”, disse.

Uma das propostas pedagógicas do CPGEO consiste na realização de pesquisas científicas por meio de trocas com profissionais e pesquisadores internacionais e que possuam foco interdisciplinar para elevar a qualidade do conhecimento ofertado. Um exemplo disso, é que a obra apresenta a ciência ocupacional fundamentada na América Latina. Ana Amélia destacou ainda, a relevância desse intercâmbio para construir a publicação:

“Historicamente, usamos referenciais internacionais, especialmente da América do Norte e Europa. Entretanto, nas últimas décadas ficou evidente que nem tudo o que é produzido nesses continentes pode ser usado no Brasil e outros países da América Latina. Este livro é uma iniciativa para modificar essa realidade e incentivar a produção nacional, que seja adequada e pertinente à nossa realidade”, enfatizou.

Conheça o CPGEO:

O Curso de Mestrado Profissional em Estudos da Ocupação da UFMG foi criado em 2017, com o intuito de contribuir com a formação de indivíduos capazes de atuar sistematicamente na melhoria das questões ocupacionais. Levando em consideração fatores biológicos, sociais, econômicos, históricos, antropológicos e culturais que interferem de maneira direta nas condições de ocupação humana.

Serviço:

Livro: “Estudos da Ocupação: Desafios e Possibilidades.”

Editora: Paco Editorial

Autoria e colaboração: Adriana de França Drummond, Adriana Gonçalves Queiroz, Adriana M. Valladão Novais Van Petten, Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza, Alessandro Rodrigo Pedroso, Ana Amélia Cardoso, Cristiane Miryam Drumond de Brito, Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra, Fabiane Ribeiro Ferreira, Iza de Faria-Fortini, José Luiz Quadros de Magalhães, Laura Del Carmen Rueda Castro, Laura Fusaro Camey, Ligia Loiola Cisneros, Lívia de Castro Magalhães, Luciana Assis Costa, Regina Céli Fonseca Ribeiro, Rodolfo Morrisson, Rosangela Gomes da Mota de Souza, Tânia Lúcia Hirochi, Teresa Cristina da Silva Kurimoto