Inscrições abertas para os cursos de idiomas da UFMG | EEFFTO - UFMG

Inscrições abertas para os cursos de idiomas da UFMG

17/01/2022 | 14:38

Por Cedecom

O Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG está com inscrições abertas para os cursos de idiomas, para ingresso no primeiro período de 2022, nas modalidades presencial e on-line (síncrono e assíncrono). As inscrições devem ser feitas até 23 de março na página de cursos e eventos da UFMG. Haverá desconto de 10% para as pessoas que se matricularem até 31 de janeiro e de 5% para quem se inscrever até 21 de fevereiro. Estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica poderão concorrer a bolsas.

Com vagas limitadas, as aulas são destinadas a qualquer pessoa da comunidade, alunos e não alunos da UFMG, a partir de 14 anos (com exceção do curso de alemão, que exige idade mínima de 16 anos). Os idiomas são alemão, inglês, francês, espanhol, italiano, latim, grego, Libras e português para estrangeiros.

O Cenex oferece três formatos de cursos. Os comunicativos, que buscam estimular as habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos em diversos níveis, os instrumentais, que priorizam leitura e compreensão de texto, e os de língua clássica, focados no desenvolvimento das capacidades de leitura, produção e tradução de textos escritos.

Presencial, síncrono e assíncrono

Os cursos de idiomas na modalidade presencial reunirão alunos e professores, nos dias e horários da turma, no campus Pampulha da UFMG.

Já nos cursos de idiomas virtuais síncronos, estudantes e docentes participarão, em tempo real, nos dias e horários da turma. As aulas ocorrerão em uma plataforma on-line de conferência, com a utilização complementar de recursos extras para o trabalho pedagógico.

Por fim, os cursos de idiomas on-line assíncronos poderão ter, eventualmente, o acompanhamento de um tutor, que auxiliará na resolução de dúvidas e na correção de exercícios. As aulas ocorrerão na plataforma Moodle da Fale.

Para se matricular nos cursos iniciantes (no caso do inglês) e básicos (outros idiomas) não há pré-requisito. No caso dos demais estágios, o pré-requisito é ter cursado o nível anterior ou ter realizado teste de nivelamento. As inscrições para o teste podem ser feitas no site do Cenex.

Mais informações estão disponíveis na página idiomas.letras.ufmg.br ou podem ser solicitadas pelo e-mail cenexidiomas@gmail.com e pelo telefone (31) 98508-3875.